Não importa o seu ramo de atuação, se você tem um negócio ou pretende abrir deve saber que precisa investir para começar no marketing digital.
Desse modo, entenda mais sobre o marketing digital e como começar nele.
Como começar bem do zero o seu negócio no marketing digital?
Primeiramente, defina os seus objetivos. Sem eles, não é possível traçar metas viáveis. O planejamento de curto, médio e longo prazo deve estar traçado para que sofra apenas ajustes pelo caminho.
Existem alguns conceitos primordiais para você conhecer nesse processo de inicialização. Entre eles, estão:
- Persona;
- Leads;
- SEO;
- Indicadores e métricas;
- Copywriting;
- Storytelling.
Agora, é preciso a explicação de cada um deles.
A definição mais correta de persona seria o perfil do seu cliente ideal. Quais as preferências, hábitos e ações do público que consome seu produto e serviço tem. Através dessas informações, você conseguirá definir a persona do seu negócio.
Leads são as informações de contatos que você obtém de seus clientes através de estratégias de gestão de marketing e vendas.
O SEO é um ferramenta para que o site de seu negócio seja bem ranqueado e esteja no topo dos resultados das ferramentas de busca, como o Google.
Indicadores e métricas são dados obtidos após a aplicação de estratégias de marketing e são importantes para avaliar quais mudanças e melhorias podem ser feitas e quais tipos de estratégias de gestão de marketing e comunicação seus clientes respondem melhor.
O copywriting e o storytelling são ferramentas para textos que levam o leitor cliente a se aproximar emocionalmente do seu serviço e produto. Isso é possível através da identificação das dores e suas soluções.
Quais as principais estratégias que você não pode esquecer?
Já um bom curso de empreendedorismo ead transmite as principais estratégias de marketing digital.
Começando pelo marketing de conteúdo, que é a principal ferramenta para os iniciantes, em que deve-se compartilhar conteúdos relevantes, educativos, informativos e porque não descontraídos para aproximação do público-alvo do nicho de seu negócio.
Existem os blogs, vídeos, e-books, workshops, redes sociais, todas essas são ferramentas possíveis de aplicação do marketing de conteúdo.
Ainda no curso de empreendedorismo a distância, aprende-se sobre mídias orgânicas, ou seja, o que acontece devido o conteúdo que você produz.
Dessa forma, você pode impactar naturalmente o seu público-alvo, trazendo resultados duradouros, mas também sobre a mídia paga, que necessita de investimento financeiro, porém traz resultados mais rápidos.
Uma não anula a outra, mas se complementam trazendo resultados surpreendentes para os empreendedores que as utilizam.
Quais são os pilares do marketing digital?
Muito se fala sobre o posicionamento na internet, com isso, o de uma empresa na web faz toda a diferença para o marketing digital.
Não é atoa que quando um influencer passa por um cancelamento, as empresas que têm contrato ativo com ele ou que já realizaram alguma campanha pontual se expressam em desacordo com as atitudes dele.
Isso acontece porque, ter valores bem definidos, assim como visão e missão é uma parte importantíssima de um bom posicionamento.
O conteúdo também é um pilar, pois além de posicionar uma empresa, expressa transparência e confiabilidade aos clientes.
Quando é possível conhecer os métodos e ideias de uma marca, a comunicação então faz a vez em impulsionar o crescimento do negócio.
Aplicar o conteúdo através de um tráfego qualificado também pode ser considerado um dos pilares, pois é por onde o marketing se espalha, através das ferramentas e estratégias já citadas neste artigo.
Ter um bom relacionamento com o cliente, ou seja, responder comentários e mensagens em redes sociais de forma pessoal, postar marcações, ou seja, interagir com o público define mais um pilar.
Por último, mas não mesmo importante, monitorar como os consumidores reagem a todos os estímulos e quais impactam mais, faz com que se possa planejar os próximos passos de forma mais assertiva.
Como usar o inbound marketing para iniciantes?
Essa estratégia pode ser aprendida através de gestão comercial ead e se trata da captura do seu público-alvo através do marketing de conteúdo para gerar leads. Por exemplo, oferecer um e-book gratuito em troca dos dados de contato.
Assim, você consegue investir no relacionamento com seus possíveis clientes aumentando a possibilidade de convertê-los e fidelizá-los.
Vale lembrar que o conteúdo deve ser útil para atrair seu possível cliente, relevante ao ponto de convertê-lo a se tornar um lead, ou seja, que o encante para o fechamento do negócio e através disso sinta-se satisfeito com o seu serviço ou produto.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.