O setor de eventos corporativos é um grande gerador de empregos, movimentando bilhões de reais em diferentes segmentos da economia em todo o país
O turismo de negócios sofreu um duro impacto durante a pandemia, quando os eventos tiveram que migrar repentinamente para o ambiente online. Feiras comerciais foram adiadas, e diversas empresas ligadas ao setor, como restaurantes e hotéis, viram suas receitas caírem drasticamente.
No entanto, com a volta à rotina normal, a retomada dos eventos corporativos está a todo vapor, aumentando a demanda por hospedagem em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, entre outros serviços pelas grandes cidades de todo o país.
Quem acredita que a força do turismo de negócios se concentra na capital paulista, maior centro financeiro da América Latina, está muito enganado.
Neste artigo, vamos apresentar três cidades brasileiras que estão se destacando na recuperação das feiras e eventos empresariais, que devem movimentar bilhões de reais neste ano.
Turismo de negócios tem retomada vigorosa após a pandemia
Após o grande impacto da pandemia, que paralisou o setor de turismo com restrições à mobilidade, a retomada dos negócios está animando as empresas de eventos, hospedagem, lazer, alimentação e transportes, muitas das quais viram suas receitas serem reduzidas a zero durante os piores momentos da crise sanitária.
O que explica essa forte recuperação é o retorno à rotina normal das empresas que, apesar de adotarem novas tendências de jornada de trabalho, como o home office, estão priorizando as reuniões e os encontros presenciais, de acordo com diversas entidades setoriais.
Além disso, o dólar mais alto e a inflação nas principais economias do mundo aumentaram o custo das viagens internacionais, o que acabou incentivando o turismo nacional. De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil subiu no ranking dos principais destinos do mundo, ocupando a 11ª posição, ao atrair US$ 103,5 bilhões em 2021.
Esse volume foi impulsionado principalmente pelos brasileiros, que priorizaram os destinos locais e passaram a gastar mais em hotéis, restaurantes e opções de lazer. Com isso, o Brasil concentrou 6,4% do PIB mundial do turismo no ano passado.
Grande parte disso se deve ao turismo de negócios, que também está crescendo no país, levando emprego, renda e desenvolvimento a diversas regiões fora dos centros financeiros mais conhecidos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Exemplo disso são as três cidades que listamos a seguir, que estão registrando um intenso crescimento de encontros, feiras e reuniões empresariais.
Três cidades que estão se destacando no turismo de negócios
1. Porto Alegre/RS
No Sul do país, a capital gaúcha é um dos destinos mais procurados pelos empreendedores por oferecer, além de uma excelente qualidade de vida, excelente infraestrutura para negócios. A cidade é conhecida pelo vigor do setor de tecnologia e estar muito próxima de outras capitais do Mercosul, como Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.
2. Belo Horizonte/MG
Graças às suas cidades históricas, como Ouro Preto e São João del Rei, além de belezas naturais e arquitetura marcante, Minas Gerais é um estado turístico por natureza. Sua capital, Belo Horizonte, é um centro financeiro pujante e atrai, todos os anos, grandes feiras e eventos corporativos. De acordo com o ranking “Doing Business”, do Banco Mundial, Minas tem o segundo melhor ambiente de negócios do país, atrás apenas do estado de São Paulo.
3. Vitória/ES
No Sudeste, a capital do Espírito Santo se destaca pelo ótimo ambiente de negócios e por oferecer excelente infraestrutura para a realização de eventos corporativos e feiras empresariais. O turismo de negócios tem grande participação na economia local, ao lado do setor industrial, portuário e varejista.