Entenda o que pode estar causando lentidão no seu notebook
O seu notebook está ficando lento? Os travamentos e erros do sistema estão cada vez mais comuns? Esse é um problema para quem precisa usar o aparelho diariamente para questões pessoais e trabalho. É preciso encontrar as raízes do problema para deixar o notebook mais rápido e com mais estabilidade.
Antes de pensar em comprar o melhor modelo de notebook, a dica é buscar realizar ações e saber os motivos que deixam o seu notebook lento. Desde problemas com vírus até a memória cheia podem ser a origem da lentidão, mas calma que estamos aqui para te ajudar.
Fizemos uma lista com os principais motivos que causam lentidão no notebook e o que você pode fazer para resolver. Confira abaixo:
Pouco espaço de armazenamento
Um dos problemas mais comuns que deixam o seu notebook lento é a capacidade de armazenamento do HD ou SSD no seu notebook. Com pouco espaço de armazenamento, o notebook costuma ficar cada vez mais devagar, principalmente se a maioria dos arquivos estiver em um HD.
Dessa maneira, quanto mais arquivos você tiver de armazenar no notebook, menos espaço sobra e maiores são as chances de aumentar a lentidão. A dica neste caso é fazer um upgrade no notebook com a instalação de um SSD, que é bem mais rápido do que um HD.
Memória RAM cheia
A memória RAM é um dos principais componentes do seu notebook, sendo responsável por armazenar informações necessárias para que a máquina execute aplicativos e ações com mais rapidez.
Quando a memória RAM está cheia, provavelmente o seu notebook estará mais lento. Com isso, a dica é começar a usar softwares para controlar o uso do volume de sua memória RAM. Assim, será possível fechar aplicações que estejam em segundo plano e estão consumindo espaço no seu notebook, enquanto você navega.
Muitos programas e abas abertas simultaneamente
Muitos usuários abrem diversas abas e programas simultaneamente no notebook e isso pode fazer com que a máquina fique lenta.
Dependendo das configurações do seu notebook, a limitação de abas e aplicações simultâneas acabam aumentando o armazenamento da memória RAM e sobrecarregando o processador e outros componentes.
Dessa maneira, a dica para resolver o problema é controlar o uso da memória RAM, se policiando e diminuindo as aplicações abertas simultaneamente.
Outra alternativa é fazer um upgrade de memória RAM e outros componentes para que o notebook tenha uma configuração mais robusta e seja compatível com o seu perfil de uso.
Programas e sistema operacional desatualizado
A lentidão do notebook também pode estar sendo causada por programas e sistemas desatualizados. Isso abre espaço para que vírus e malwares se instalem no sistema e possam prejudicar ainda mais o desempenho do notebook.
E para resolver esse tipo de problema é bem simples! Basta que você mantenha os programas e o sistema operacional do seu notebook sempre atualizado. Todas as atualizações são importantes porque trazem melhorias para o sistema e programas que você utiliza no seu dia a dia.
Vírus e malware no notebook
O seu notebook também pode estar lento porque sofre com a ação de vírus e malwares. E isso pode estar acontecendo por diversos motivos. A melhor maneira de resolver esse problema é instalar um antivírus de qualidade e fazer escaneamentos frequentes no notebook.
Para complementar, outra dica é sempre ficar ligado na procedência dos programas e arquivos que você baixa no seu notebook. E se preciso, também há a opção de formatar o computador para tentar restaurar o sistema.
Com as nossas dicas, você terá muito mais facilidade para identificar a origem da lentidão do seu notebook. Assim como terá opções simples e baratas para resolver o problema e melhorar a performance do notebook.