Como obter tráfego gratuito para seu Blog com o Pinterest?

Davi Lucas

Como obter tráfego gratuito para seu Blog com o Pinterest? Você já deve ter utilizado ou pelo menos ouvido falar do Pinterest, uma rede social que vem crescendo bastante entre os usuários brasileiros. E ela pode ser uma excelente fonte de trafego grátis para seu blog ou site.

Atualmente o Pinterest recebe cerca de 200 milhões de usuários mensais, e vem crescendo absurdamente.

O maior erro que a maioria dos blogueiros comete ao ouvir falar de Pinterest, é pensar que ele é uma rede social apenas para artesanato e dicas femininas.

Com isso os profissionais tendem a imaginar que acaso não estiver em um desses dois nichos, o Pinterest não terá serventia. [Eu mesmo pensava isso!] E aliás, isso está totalmente errado!

Esta semana na minha busca incessante por fonte de tráfego gratuitas para meus projetos, acabei fazendo alguns testes no Pinterest, e me surpreendi com o resultado que obtive em apenas 1 hora de trabalho. [Isso mesmo, apenas uma hora dedicada, utilizando algumas técnicas simples!]

O que é Pinterest e como obter tráfego gratuito?

[Já sabe o que é? Então pule para o próximo tópico.]

Basicamente, é uma rede social onde você pode “Pendurar” fotos, vídeos e outros conteúdos da internet, separando o conteúdo por pastas e subpastas, e da maneira que mais lhe interessa.

Como ele pode me ajudar a conseguir tráfego gratuito para meu blog?

Os conteúdos do Pinterest tem excelente posicionamento no Google, tanto Web quanto Imagens, além de possuir milhões de acessos diretos de seus usuários.

Para atrair seu público você basicamente postará conteúdos do seu blog no Pinterest [Basicamente], mas, vamos fazer isso da forma correta! Porque se não, não há resultado.

O que você irá precisar:

  1. Fazer uma conta no Pinterest.
  2. Fazer download da extensão do Pinterest para o Google Chrome. [Opcional, porém é de grande serventia.]

Passo 1: Editando seu cadastro

[Agora que você já tem sua conta no Pinterest, vamos ao próximo passo.]

O que fara a diferença entre 0 visitantes e milhares de visitantes diários serão suas palavras chaves. O Pinterest funciona basicamente como um buscador, então se você utilizar as melhores palavras chaves para seu nicho, com bastante relevância você terá muito mais visitas.

Acesse sua conta do Pinterest e vá até as configurações,

Nome corporativo

Coloque o nome que identifique sua conta, e não esqueça de usar e abusar das palavras chaves relevantes para seu negócio. Por exemplo, se você tem um Blog chamado “Roupasbonitas” voltado para no Nicho de Moda, tente utilizar um nome como: Roupas Bonita | Moda Estilo Dicas Tecido Style

Sobre você

Utilize um texto cheio de palavras chaves, para ajudar os usuários a acharem mais fácil seu conteúdo.

Reivindicar site

Reivindique seu site, na própria plataforma tem uma breve explicação de como fazer esta reivindicação. É bem simples, e depois você terá acesso a algumas analises sobre acessos.

Por fim, nessa sessão seriam basicamente estas as mudanças necessárias. Mas lembre-se, Quanto mais palavras chaves, e de qualidade melhor!

Passo 2: Postando conteúdos no Pinterest

Embora seja um pouco óbvio, é aqui que está o passo principal.

Para postar os conteúdos, basta você acessar seu site, procurar uma imagem, e clicar no ícone salvar.

Então, vamos tomar como exemplo o Tudo para Blog:

postando-conteúdo-pinterest

Logo após clicar no botão salvar, irá aparecer um Pop-up com estas opções:

Texto para a imagem

Clique no lápis para inserir (Encher de) palavras chaves [Já deixei claro a importância das palavras chaves].

Escolha ou crie uma pasta

Se a caso você não tiver nenhuma pasta criada, crie uma nova pasta!

Aliás, uma dica muito importante:

Crie um nome para a pasta que tenha a ver com o conteúdo, e novamente, encha de palavras chave!

Por exemplo, você poderia colocar o nome da pasta como: Formas para Monetizar Facebook Fan Page Ganhar Lucrar Faturar 2018.

Salve seu Pin!

Por fim, clique em salvar e pronto!

Botão-salvar-pinterest-1

Você também pode editar seu Pin acessando seu perfil do Pinterest.

Conclusão

Antes de escrever este artigo, eu fiz um teste utilizando apenas as dicas apresentadas aqui e consegui obter tráfego gratuito para seu Blog com o Pinterest.

Utilizei um perfil que eu havia criado a um tempo atrás, onde eu havia postado meus conteúdos de qualquer forma.

Alterei todos os Pins que eu tinha, e os nomes de pastas [Levei apenas 1 hora para fazer isso, pois eu não tinha muito conteúdo]. Então, veja o resultado em 1 único dia:

gráfico-Pinterest

Perceba que no dia 12 eu não tinha nenhuma visualização de conteúdo, era realmente ZERO!

Mas logo depois que eu fiz as alterações sugeridas neste artigo (em apenas 1 dia), passei a ter 1.043 visualizações de conteúdo orgânicas.

Lembrando que quanto mais visualizações de conteúdo, mais chances dos usuários clicarem, e visitarem seu site.

Com esta 1 hora de trabalho, e um dia de resultado, eu consegui 58 visitas orgânicas.

Existem pessoas gerando milhares de visitas diárias com esta rede social. O que você está esperando?

Dica final

Pare de gastar toda sua energia com o Facebook e Instagram!

Apesar de serem excelentes plataformas para conseguir tráfego, volta e meia as regras do jogo são alteradas, prejudicando demais quem investiu tempo e dinheiro nas redes sociais do Tio Mark.

[Não deixe de usar o Instagram e o Facebook, porém, não desperdice todo o seu tempo com eles!]

Então que tal ao invés de você perder horas criando conteúdo gratuitamente para o Tio Mark Zuckerberg, e ele não entregar este conteúdo para ninguém. Você utilizar um pouco desse tempo criando pins de seu conteúdo para o Pinterest?

Lembre-se: Nunca tenha um negócio baseado em apenas uma plataforma, pois na hora que ela parar de funcionar como o Orkut, você perderá todo o seu trabalho.

Além do que atualmente o Facebook por exemplo, baixou ainda mais o alcance das páginas, e principalmente dos links postados nas páginas, fazendo com que muitas pessoas deixassem de conseguir ganhar dinheiro com seus negócios online.

Next Post

Melhor ferramenta para agendar Postagens no Facebook e outras redes sociais (Postagens em lote)

Melhor ferramenta para agendar Postagens no Facebook e outras redes sociais. Muita gente perde horas para conseguir programar todas as suas postagens no Facebook, ou em qualquer outra rede social. Mas não seria muito mais prático se você conseguisse postar em todas as suas redes sociais ao mesmo tempo? Então […]
Melhor ferramenta para agendar Postagens no Facebook e outra