Decanter de cristal para vinhos: Quais os tipos?

Agencia NKT

Um decanter de cristal para vinhos é um recipiente que ajuda a realçar os sabores e aromas da bebida, além de realizar a separação de sedimentos que deixam borras no líquido. 

Decanter de cristal
Decanter de cristal

A maioria das pessoas usa decantadores para vinhos tintos, pois estes são mais tânicos e densos no sabor,  pois o artefato permite a suavização da textura do líquido e a preservação dos taninos do vinho tinto. Usar um decantador de vinho permitirá que você aproveite as nuances sutis da bebida e a deguste da melhor maneira possível. 

Há diferentes tipos de decanter cristal no mercado, por isso, é preciso conhecer alguns deles e quais as suas indicações para realizar a compra do item adequado de acordo com as suas necessidades para apreciar a bebida.

Quais os tipos de decanter de cristal para vinhos? 

O decantador de vinhos é um item que não pode faltar na casa dos entusiastas de vinho, principalmente, em situações que exigem uma boa garrafa de vinho para comemorar. A seguir, confira os principais tipos disponíveis para compra no mercado:

1. Decanter de Vinho padrão

O decanter de cristal para vinho padrão é ideal tanto para especialistas em vinho, quanto para os entusiastas amadores. Ele vem em uma forma clássica com uma base circular larga e um bico alto. Alguns decantadores têm um bico angulado para facilitar o vazamento. 

2. Decantador de vinho em forma de U/cisne

Este decantador vem em forma de U (também chamado de decantador em forma de cisne). Tem dois bicos – um largo e outro estreito. 

O bico estreito tem um leve formato de “S” que facilita a pega e o despejo do vinho em uma taça. Ambas as extremidades deste decantador podem ser usadas como alça e bico.

3. Decantador de vinho em forma de caracol

Este decantador de vinho tem uma abertura no meio, dando-lhe um aspecto em forma de caracol. O decantador tem uma base larga e o design permite uma boa aderência ao servir o vinho.

4. Decantador de Vinho com filtro

Algumas marcas de decanter de cristal têm opções do produto com um filtro acoplado ao bico. Este tipo de decantador é ideal para vinhos envelhecidos. 

Oferece uma camada extra de filtragem e evita que os sedimentos do vinho se misturem com o líquido límpido.

5. Decantador de vinho em forma de sino

Este decantador possui maior durabilidade e um design prático que permite usá-lo com facilidade. A base tem um ponto que ajuda na coleta de sedimentos. Você pode encontrar modelos com ou sem alça.

Como diferenciar um decantador de cristal e de vidro?

O modelo de cristal é fabricado através do mesmo processo que o decanter de vidro, sua diferença está na composição, em que é adicionado chumbo para obter um material mais refinado. 

Para diferenciar um decanter de cristal e de vidro, você deve observar os seguintes aspectos:

Aparência

O decanter de cristal possui uma aparência mais límpida, diferente do vidro que tem aspecto mais turvo. Coloque o material sobre a luz e observe qual parece estar mais claro.

Som

As peças de cristal emitem um tilintar mais prolongado, sutil e agradável do que os vidros. para identificar a diferença, basta bater com a unha e observar o barulho emitido. As peças de vidro costumam fazer um barulho curto e desagradável. 

Peso

Por conter chumbo em sua composição, as peças em cristal são mais pesadas do que as de vidro. 

Confira a espessura

A espessura das peças em cristal é mais fina, pois o material é mais refinado. Portanto, se o decanter de cristal de vinhos tiver uma espessura mais grossa, com certeza, é de vidro.

Agora que sabe quais os tipos de decantador de vinhos e como identificar a diferença entre cristal e vidro, pode aproveitar as informações para realizar uma compra segura. 

Next Post

Posicionamento digital: 3 ferramentas que podem ajudar seu negócio!

É cada vez mais difícil conseguir se destacar na internet de modo eficiente. Por isso, saber como realizar o posicionamento de um consultório é fundamental para que ele seja visto com prioridade pelos potenciais clientes do local.
posicionamento digital