O procedimento deve ser feito de forma planejada, evitando problemas que podem afetar o desempenho
O período entre 2020 e 2022 impulsionou o mercado digital, incentivando diversas empresas a criarem lojas virtuais. Seja por meio de uma agência de SEO, seja investindo em mão de obra interna, 70 mil empresas passaram a ter presença na internet, segundo levantamento da Visa Consulting & Analytics.
Esse número não engloba apenas lojas online, representando também sites institucionais, blogs e outros portais de conteúdo com objetivos de negócio. Porém, ter um site ou perfil na internet não é suficiente, já que a experiência do usuário deve ser adequada, permitindo uma boa performance nos buscadores e entre os próprios consumidores do site.
Um fator que influencia diretamente nesse aspecto é a plataforma em que o site está hospedado. Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar e publicar um site ou uma loja virtual na internet, sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados. No entanto, em algum momento pode ser vantajoso fazer uma migração de plataforma, especialmente se o site começou pequeno e aumentou de tamanho com o tempo.
Como escolher a melhor plataforma para um e-commerce
A melhor plataforma para um site é aquela que supre as principais necessidades do seu domínio, como um tema compatível, praticidade de administrar os conteúdos e suporte ágil. Uma busca rápida no Google vai trazer uma infinidade de serviços e plataformas, de diversos tipos, faixas de preço, pacotes de funcionalidades etc.
A seguir, você confere os tipos mais utilizados e as vantagens de cada um deles de acordo com cada perfil de site.
Tipos de plataformas de e-commerce
Uma plataforma de site ou e-commerce nada mais é do que um ambiente que permite a criação, a manutenção e, muitas vezes, a hospedagem do domínio. Saber essa diferença é importante para ajudar na escolha da melhor alternativa para o seu modelo de negócio, seja ele pequeno, seja grande.
- Código aberto: uma plataforma de código aberto permite total controle na criação do site, por exemplo na alteração de layout e no uso de scripts. Porém, é uma das que mais exige conhecimentos técnicos, pois a implementação de funcionalidades nem sempre é tão intuitiva. Existem diversas opções gratuitas, o que é um benefício para sites e lojas virtuais em início de operação;
- SaaS: esse modelo de plataforma é um dos mais intuitivos, pois o ambiente de gerenciamento do site funciona totalmente online, e seus recursos podem ser utilizados por alguém que não é desenvolvedor. Existem diversos pacotes com serviços adicionais, assim como uma alta disponibilidade de plugins e temas pré-prontos para uso;
- Proprietária: esse tipo de plataforma é mais comum em grandes empresas, pois internaliza desde o processo de desenvolvimento até a gestão, oferecendo maior segurança e autonomia na administração do site.
Dicas para fazer a migração de um e-commerce de forma segura
Seja qual for a plataforma escolhida na criação do site, é bem possível que você precise realizar uma migração futura. Isso pode ocorrer visando melhorar a performance do site, suportar um volume maior de páginas ou até mesmo permitir o uso de mais recursos, geralmente pagos.
Realize testes em um ambiente paralelo
Antes de todas as etapas de uma migração, é necessário garantir que a nova plataforma irá atender às novas necessidades. Para isso, é indicado a realização de testes de performance, segurança e integração com outras ferramentas, como banco de leads e servidor. Uma equipe técnica é a mais adequada para realizar essa etapa e fazer a aprovação final.
Crie um backup
Com todos os testes realizados, é hora de criar um backup de todo o site. Ele garante que seja possível voltar para a versão antiga, caso ocorra algum problema na migração, permitindo que o site não fique fora do ar por um longo período de tempo enquanto o problema é avaliado.
Escolha uma data com baixo volume de tráfego no site
A migração de plataformas deve ser realizada em uma data que irá afetar da menor forma possível o desempenho geral do site. Normalmente, esse tipo de procedimento é realizado em fins de semana ou durante a madrugada, quando o volume de acessos costuma ser menor.
Tenha uma equipe de suporte de plantão
Durante a migração, é possível que haja falhas técnicas, seja por conta de instabilidade na conexão de envio dos dados, seja por queda de servidor. Por isso, é essencial ter uma equipe técnica de prontidão, para atuar de forma rápida nesse momento, garantindo a segurança da migração.
Faça mapeamento e correção de erros
Após a migração, é importante fazer uma análise completa do site, identificando possíveis erros, como páginas vazias, redirecionamento de URLs, layout desconfigurado e falhas no preenchimento de formulários.