O que é DFP – DoubleClick for Publishers,? Você já imaginou como faria para vender publicidade no seu site para as lojas do seu bairro? Ou até mesmo, como usaria varias redes de anúncio competindo pelas posições de publicidade no seu site, exibindo sempre o banner de quem paga mais?
Para estes e para outros vários casos, o DFP (DoubleClick for Publishers), Será a resposta!
Então se você quer lucrar mais com anúncios, saber o que é DFP, é imprescindível.
“Por falta de uma explicação clara, eu mesmo passei MUITO TEMPO ACHANDO ser ALGO COMPLEXO, PORÉM NA realidade é muito simples”.
E você ficará surpreso com o quanto ele pode ser útil em seus projetos. E bem na verdade ele trás uma solução incrível para quem deseja monetizar seus sites faturando ainda mais com publicidade.
Mas antes de mais nada quero deixar claro que meu interesse com este artigo não é falar nomenclaturas difíceis e nem ficar querendo me exibir com conhecimentos complexos, e sim, apenas esclarecer definitivamente de forma simples o que é, e para que serve o Google DFP, então vamos lá.
O que é DFP?
É um gerenciador (Servidor) de anúncios para seu site, basicamente você cria um inventário de anúncios para o seu site, e deixa disponível para venda direta para anunciantes ou para o próprio adsense.
Além disso, utilizando o DFP você pode fazer suas redes de anúncio disputarem seu inventário, aumentando assim seu ganho com publicidade.
Talvez ainda não tenha ficado claro o que é, mas ao explicar para que serve, você ira entender exatamente do que eu estou falando.
Anúncio direto é quando você vende o espaço de seu site diretamente para o anunciante, sem intermediários.
Para exemplificar melhor, o Google adsense, por exemplo, não se enquadra como anúncio direto. Isso porque o anunciante paga para o Google, e o Google fica com uma porcentagem dos ganhos, te repassando apenas uma parte do valor acordado.
E para que serve o DFP?
Imagine o seguinte caso:
- Você tem um site de guia local, aqueles sites que ajudam pessoas a encontrarem estabelecimentos comerciais e serviços na região.
- Então a padaria do Seu Joaquim decide anunciar nesse seu site. Mas e agora? Como você faria para vender anúncios para seu Joaquim? Aliás, como você cobra o seu Joaquim no caso dele querer pagar por CPM ou CPC, e como ter controle do valor que seu Joaquim vai ter que te pagar?
Portanto é ai que entra o Doubleclick for publisher, a ferramenta que é gratuita, fará todo o gerenciamento desses dados, e você poderá anunciar não só para o seu Joaquim, mas também para a dona Maria, e quem mais quiser anunciar no seu site.
Isso é, como funciona a venda direta de anúncios com o DFP:
Além disso você pode manter os anúncios do Adsense, e adicionar qualquer outra rede de anúncios que você desejar, mantendo assim ma monetização mais forte.
No DFP, você só precisará criar zonas de anúncios para seu site, o que o DFP chama de inventário.
Vamos ao exemplo: Em seu site você possui 4 banners, o primeiro localizado no cabeçalho, o segundo na lateral esquerda, o terceiro na lateral direita, e e o último no meio do conteúdo.
Exemplo de um inventário de anúncios:
Então com o DFP você só precisará criar um inventário, e dentro criar os anúncios, informando o tamanho (Pode ser responsivo), o nome, e se este anúncio pode exibir banners do Adsense caso você não tenha nenhum anunciante direto.
Por fim, você poderá disponibilizar este espaço para o Seu Joaquim da padaria anunciar, além disso, agora o seu Joaquim vai poder escolher, em qual lugar quer exibir seu anúncio, em que horários eles devem aparecer, com qual frequência, e qual o tempo da campanha.
Posso usar adsense com DFP?
Se você ainda não tiver anunciantes diretos, você pode exibir anúncio do Google adsense neste seu inventário, vamos ao exemplo:
Seu Joaquim da padaria quer exibir anúncios apenas no topo de seu site. Então, você ficará com os outros banners ociosos, correto? Errado! Você poderá exibir anúncios do Google Adsense nestes locais.
Vale lembrar que, se vendeu a publicidade para seu Joaquim da Padaria, quem tem que cobrar a publicidade é você. O Google não Intermedeia nenhum pagamento, já que ela é uma publicidade direta.
O Google apenas ficará responsável pelos anúncios do Adsense, que continuam sendo pagos da mesma forma de antes, já que as contas do DFP e do Adsense ficam vinculadas.
Assim você gerenciaria todos os anúncios de seu site em uma única ferramenta!
Você também pode utilizar o DFP para vender anúncios para outras redes de anúncios, como por exemplo, a Criteo. E se acaso você tiver varias redes de anúncio cadastradas, e quiser exibir sempre o anúncio da rede que está pagando mais, fique tranquilo, pois o DFP fará todo o trabalho para você
Apesar dessa ter sido uma explicação realmente rápida e rasa, sobre o que o DFP pode fazer por você. Para aprender a criar seu inventário, assista o vídeo disponibilizado pelo próprio Google:
Assista este vídeo, e veja o que te expliquei na prática:
Conclusão
A partir de agora com o Google DFP você poderá vender publicidade diretamente para os anunciantes, e conseguir faturar mais com publicidade.
Além disso você não precisa parar de exibir anúncios do Google Adsense. Já que sempre que não houverem anunciantes diretos no seu site, os anúncios do Adsense serão exibidos.
E para não deixar nenhuma dúvida sobre o que é DFP, eu criei as ilustrações abaixo:
Então os anúncios de venda direta com o DFP funcionam assim:
Neste exemplo a padaria do seu Joaquim, vai enviar os criativos de anúncios para você, e efetuar os pagamentos diretamente para você, assim você ganha 100% da publicidade.
Enquanto os anúncios com Google adsense:
A padaria do seu Joaquim anuncia e efetua o pagamento dos anúncios com o Google Adwords. Depois disso os anúncios são exibidos no seu site através do Google Adsense, que é quem te paga parte dos ganhos referente a campanha da padaria do Seu Joaquim.
Espero que eu tenha respondido a pergunta o que é DFP. Aliás, ele também é conhecido como Doubleclick for small business.
E ai, ficou ansioso para implementar no seu site?