A cada ano que passa as pessoas se adaptam ainda mais às estratégias de marketing digital. Mas apesar da familiaridade com essa estratégia de marketing e do amplo conhecimento, poucas pessoas sabem o que é e como aumentar o CTR no Google.
Não é nenhuma novidade que para trabalhar com o marketing digital e aplicar as melhores estratégias os responsáveis pelas campanhas de marketing precisam estar atentos às métricas e resultados de suas campanhas.
Aplicar estratégias de marketing sem avaliar as métricas do negócio é como tentar dar tiros no escuro. Em outras palavras, você pode até atingir algumas metas, mas não vai obter nenhum resultado estável e promissor.
Avaliar as métricas te ajuda a entender quais são os problemas que o seu negócio está enfrentando, e quais são as ferramentas que você precisa utilizar para resolver os problemas de marketing.
Vamos conhecer uma das principais métricas a ser analisada, entender como calcular o CTR do seu negócio e entender como você pode trabalhar para aumentar esses índices de forma prática e eficiente.,
O que é CTR
De acordo com o que apontamos anteriormente, o CTR é uma das métricas mais importantes dentro do marketing digital e essa métrica precisa ser avaliada para que você possa tomar boas decisões ao planejar suas estratégias de marketing.
O termo CTR deriva da expressão “Click Through Rate”, que traduzido indica a taxa de cliques. Ou seja, quando você ouve falar em CTR está ouvindo falar sobre a taxa de cliques de uma campanha.
Esse número indica a quantidade de pessoas que clicam em um anúncio. O objetivo desta métrica é avaliar quão atraente é um anúncio para o público em geral, dessa forma o responsável pela campanha pode fazer ajustes para melhorar a eficiência do anúncio.
Como saber o CTR?
Agora que você já sabe o que é CTR, vamos te ajudar a entender como o valor de CTR é calculado, e depois vamos te ajudar a entender como melhorar esse valor.
Para saber o CTR de uma campanha de marketing não basta apenas olhar para o número de cliques. É importante dividir o número de cliques pela quantidade de vezes que o anúncio foi visualizado.
Dessa forma, imagine que seu anúncio foi exibido 8.000 vezes, e a taxa de clique dele foi de 80 cliques. Neste caso, ao dividir a taxa de cliques pela quantidade de exibição, você descobre que sua taxa de cliques, ou CTR foi de apenas 1%.
Mas como saber qual a taxa de CTR ideal para uma campanha de marketing? Vamos entender a opinião dos especialistas!
Qual o CTR ideal para o Google?
De acordo com especialistas em marketing digital, para que uma estratégia de marketing esteja de acordo com os padrões, o ideal é que o CTR fique entre 3 e 5%. Se o seu índice de CTR estiver dentro desses parâmetros então você está usando boas estratégias.
Entretanto, nada te impede de tentar aumentar a taxa de CTR do seu negócio. Vamos ver como você pode fazer isso.
Como aumentar o CTR no Google?
Se o seu CTR estiver abaixo do recomendado, ou se você está tentando melhorar ainda mais os resultados, precisa avaliar o que está fazendo de errado. Em regra, o CTR te ajuda a entender como as pessoas estão reagindo a seus anúncios.
Se poucas pessoas se interessam, este é um sinal de que você não está fazendo as coisas da melhor forma possível. Vamos ver algumas dicas para aumentar o seu CTR.
Dicas para aumentar o CTR
Para facilitar o seu trabalho de aumentar o CTR no Google, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste trabalho, como:
- Usar palavras-chave: Os mecanismos de pesquisa como o Google reúnem o conteúdo por meio de palavras chave. Essas palavras são os termos de pesquisa, se você usar essas palavras vais conseguir apresentar seu anúncio para pessoas interessadas;
- Direcionar os anúncios: Se você estiver usando a ferramenta de divulgação paga do Google, pode tentar direcionar o seu anúncio para o público específico de pessoas interessadas, isso vai fazer com que você receba mais cliques;
- Usar gatilhos mentais: Os gatilhos mentais também podem te ajudar a ter sucesso nas suas estratégias. Esses gatilhos podem te ajudar a convencer as pessoas a clicarem no anúncio que você está exibindo.
São três dicas simples, mas que podem te ajudar a aumentar o CTR no Google. Se gostou deste artigo, compartilhe com outros!