Um guia para iniciantes em Marketing no Instagram para pequenas empresas

Gabrielle Gomes

Além de ser uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram também apresenta taxas de engajamento altíssimas.

Afinal, desde o seu lançamento em 2010, o Instagram evoluiu muito mais do que o aplicativo de compartilhamento de fotos que era. Hoje, ele pode ajudá-lo a expandir sua pequena empresa, fornecendo-lhe um espaço para interagir com seu público-alvo e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Mas a prova está nos números. Pois, existem mais de 25 milhões de empresas ativas no IG; esse é um motivo muito convincente para investir seu tempo em aprender como usar a plataforma a seu favor e obter mais curtidas no Instagram, o que é importante para sua visibilidade positiva.

Portanto, este artigo ajudará você a entender os benefícios do marketing no Instagram e explicará como atrair usuários para a página da sua empresa por meio de um guia passo a passo detalhado.

Por que você precisa do Instagram para sua pequena empresa

Marketing no Instagram
Marketing no Instagram

Antes de tudo, a receita por trás do sucesso do Instagram é que eles conseguiram criar um ambiente para os consumidores se envolverem ativamente e cultivarem relacionamentos significativos com empresas online.

Pois, isso é comprovado pelo fato de que 80% dos usuários do Insta seguem pelo menos uma marca, o que significa que, para a maioria das pessoas, a experiência no Instagram tem a ver tanto com negócios quanto com prazer.

O Insta oferece muitos recursos para a criação de conteúdo criativo e envolvente. Assim como Stories, IGTV e Instagram Live podem ajudá-lo a se conectar com seus clientes em um nível mais pessoal.

E, como uma pequena empresa, é extremamente importante se envolver com seus clientes e seu público-alvo para expandir o conhecimento da marca. Afinal, a competição é acirrada, e desenvolver a voz de sua marca exclusiva por meio de uma estratégia de marketing dedicada ao Instagram ajudará você a se destacar na multidão.

Mas o engajamento é mais do que simplesmente aumentar o número de seguidores; trata-se do crescimento geral do negócio.

A criação de conteúdo de qualidade no Instagram por meio de uma estratégia de marketing criativa pode transformar seus seguidores em clientes pagantes. Além disso, responder aos comentários deles em tempo real mostra ao seu público que você se importa, que é o ingrediente não tão secreto necessário para transformar clientes ocasionais em clientes leais – o tipo mais significativo (e lucrativo).

Como 68% das pessoas no Insta se envolvem com marcas regularmente e 73,4% dos usuários as seguem porque estão interessados ​​em seus produtos e serviços, as oportunidades de receita são altas.

Portanto, como uma pequena empresa, se você deseja acompanhar a concorrência e expandir seu alcance, precisa estar onde seus clientes passam a maior parte do tempo – no Instagram.

6 etapas para começar a usar o marketing no Instagram

Começar como um novo negócio no Instagram pode ser opressor, pois há toneladas de ferramentas de marketing, vendas e análise para se familiarizar.

Criamos este guia passo a passo para ajudá-lo a desbloquear o verdadeiro potencial da plataforma.

Portanto, nesta seção você aprenderá como configurar sua conta do IG para empresas, começar a publicar conteúdo de forma estrategica e se envolver com seu público.

1. Configure uma conta empresarial do Instagram

Comece criando uma conta comercial no Instagram.

Pois, um perfil de negócios do Insta permite que você acesse recursos exclusivos de negócios, como análises detalhadas do Insta, a capacidade de adicionar detalhes de contato e muito mais.

Siga as etapas abaixo para configurar sua conta:

  1. Baixe o aplicativo Instagram em seu telefone.
  2. Cadastre-se inserindo seu endereço de e-mail (se você já tem uma página de negócios no Facebook, é uma boa ideia vincular os dois perfis – nesse caso, você deve tocar em “Entrar com Facebook”).
  3. Escolha um nome de usuário e uma senha.
  4. Toque em “Configurações” no aplicativo e role para baixo até Alternar para conta empresarial para configurar um perfil empresarial gratuito.
  5. Insira detalhes relacionados à sua empresa, como horário comercial, endereço de e-mail, endereço físico (se relevante) ou um número de telefone.

Por fim, se você já tem uma conta pessoal, na qual já compartilhou conteúdo relevante para o seu negócio, pode simplesmente convertê-la em uma conta empresarial do Instagram seguindo a etapa 4.

2. Crie uma estratégia

Agora, você está configurado e pronto para publicar. Mas antes de começar a postar conteúdo, você precisa ter uma estratégia de conteúdo adequada em vigor.

Portanto, é importante fazer sua lição de casa para ter certeza de que está criando o conteúdo certo para as pessoas certas e postando no momento certo.

Defina o seu público-alvo

Criar conteúdo eficaz só é possível se você souber para quem o está criando.

Para descobrir exatamente quem é seu público-alvo, comece respondendo a perguntas como:

  • Quem é seu cliente ideal?
  • Qual é a faixa etária deles?
  • Onde é que eles vivem?
  • Quais são seus interesses?

Assim, depois de conhecer esses princípios básicos, faça pesquisas e descubra que tipo de marcas seu público-alvo segue e com que tipo de conteúdo eles se envolvem ativamente.

Estabeleça metas para o marketing no Instagram

Pergunte a si mesmo: por que você está fazendo isso?

Para cada empresa, é crucial definir metas antes de uma campanha. Isso lhe dá um senso de direção para que você possa criar um conteúdo objetivo que realmente sirva a um propósito.

Certifique-se de que seus objetivos são:

  • Específicos
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Oportuno

Além disso, outro benefício de definir metas e objetivos é permitir que você acompanhe seu progresso e analise se seus esforços de marketing no Instagram estão valendo a pena.

Configure um calendário de conteúdo para o marketing no Instagram

Acima de tudo, o planejamento de seus posts com antecedência ajudará você a se manter consistente e a publicar conteúdo de qualidade.

Configure um calendário de conteúdo e decida o que postar e quando postar.

Geralmente, o melhor horário para postar no Instagram é na quarta-feira às 11h. e sexta-feira às 10-11.

Certifique-se de manter um equilíbrio entre os diferentes tipos de conteúdo e misture as coisas para que seu feed não pareça muito monótono.

Por exemplo, se você estiver publicando uma foto de um novo produto, você pode querer publicar algo diferente em seguida, como uma filmagem de bastidores ou um meme engraçado (se estiver de acordo com a sua marca, é claro).

3. Para o marketing no Instagram otimize seu perfil

Agora que você tem uma estratégia definida, é hora de otimizar seu perfil do Instagram para que tenha uma boa aparência e um desempenho ainda melhor.

Foto de perfil

Para empresas, enviar seu logotipo é a maneira perfeita de dar uma “cara” ao perfil.

Portanto, certifique-se de que sua foto de perfil tenha um tamanho mínimo de 110 x 110 pixels. Pois, recomendamos um tamanho que parece bom em computadores e dispositivos móveis, que é 320 x 320.

Bio

Em termos ideais, sua biografia deve ser a essência de sua marca. Deve transmitir quem você é e o que sua marca está tentando alcançar.

O Instagram tem um limite de 150 caracteres em sua biografia, então certifique-se de ser sucinto.

Uma boa ideia é usar emojis em sua biografia. Pois, ele adiciona um pouco de cor ao seu perfil e economiza espaço do personagem. Portanto, não se esqueça de usar espaçamento e quebras de linha para tornar sua biografia fácil de ler.

Site e CTAs

A vantagem de ter uma conta comercial no Instagram é que você pode adicionar seu site e vários botões de call to action (CTA) em seu perfil.

Sendo assim, você pode adicionar botões de ação que permitem aos usuários ligar, obter instruções, marcar um compromisso, fazer reservas, comprar ingressos e muito mais.

4. Compartilhe conteúdo

Finalmente! É hora de compartilhar um conteúdo incrível que faça com que você seja notado e o ajude a gerar novos seguidores.

Relacionado: 8 dicas para gerenciar suas contas de mídia social

O Insta permite que você compartilhe conteúdo de muitas maneiras diferentes. Sendo assim, aproveite novos formatos e ferramentas do Instagram como Stories, Instagram Live, reels e IGTV para criar conteúdo que seja identificável e envolvente.

O tipo de conteúdo que você publica depende naturalmente do seu setor, tipo de negócio e interesses do público, mas aqui estão algumas ideias para você começar:

Fotografia de produto também é crucial para o marketing no Instagram

Se você está no ramo de varejo, o Instagram é o lugar perfeito para mostrar seus belos produtos. Portanto, técnicas como a fotografia plana, que é o termo para fotografar objetos de cima, podem ajudar seus produtos a se destacarem e incorporar um apelo comercial.

Conteúdo dos bastidores

Mostre aos usuários o lado “humano” da sua marca postando conteúdo dos bastidores de vez em quando. Por exemplo, você pode postar cenas de bastidores de uma sessão de fotos que conduziu recentemente. Ou compartilhe um pequeno vídeo de seus funcionários brincando no trabalho.

Os stories do Insta são ideais para compartilhar esse tipo de conteúdo. Eles duram apenas 24 horas, mas você sempre pode salvá-los como “Destaques de stories” em seu perfil para os usuários verem mais tarde.

Conteúdo gerado por usuários

Faça com que seu público crie conteúdo para você apresentando-os em sua conta.

Pois, incentivar e postar conteúdo gerado pelo usuário faz com que seus clientes se sintam especiais e apreciados por sua marca. Também significa conteúdo gratuito para você – ganha-ganha!

Notícias da empresa e feriados

Qual é a melhor maneira de compartilhar notícias da empresa, anúncios de vendas e desejos de Natal com seus seguidores do que com um belo visual?

Você pode criar facilmente esses recursos visuais usando uma ferramenta de design online.

Conteúdo reaproveitado

Você tem um blog ou conta do YouTube onde publica conteúdo regularmente? Adapte-o e torne-o amigável ao Instagram para extrair ainda mais resultados.

Por exemplo, você pode criar infográficos pequenos a partir de uma postagem de blog. Ou dívida um infográfico mais longo em visuais compartilháveis ​​do Instagram. Você também pode compartilhar trechos de um vídeo criado anteriormente e compartilhá-lo no IG.

Outra opção é aproveitar os carretéis do Instagram ou Instagram TV (IGTV) para fazer upload de vídeos longos de alta qualidade. Esses vídeos podem variar de 15 segundos a 10 minutos de duração (ou até 60 minutos para grandes empresas). Use esse meio para compartilhar conteúdo atraente que permite que seu público passe mais tempo com sua marca sem precisar sair da plataforma Instagram. Você pode até promover esses vídeos em seu feed ou em seu story, tornando mais fácil do que nunca para seus seguidores encontrarem seu conteúdo.

Depois de criar um vídeo IGTV, a visualização do seu vídeo permanecerá em sua página do Insta. Seus fãs poderão distingui-lo pelo ícone IGTV no canto superior direito de seu post.

5. Envolva-se com seu público

O trabalho não termina depois que você compartilha seu conteúdo. Uma vez ao vivo, você precisa interagir constantemente com seus seguidores do Insta na plataforma, pois isso também é crucial para o marketing no Instagram.

Isso não apenas ajuda você a construir relacionamentos, mas diz ao algoritmo do Insta, que dita a ordem em que as postagens são exibidas, que seu post é digno o suficiente para a página “Explorar”.

Engajar-se com o seu público no IG inclui responder aos seus comentários e mensagens diretas (mensagens diretas), não importa as quão rudes ou gratificantes eles possam ser.

Mostre que você se importa respondendo com mensagens simples de agradecimento, atualize seu público sobre tamanhos de roupas ou disponibilidade de estoque, peça desculpas por produtos defeituosos e assim por diante.

Você também pode usar os stories do Instagram como marketing no Instagram para postar conteúdo envolvente, como enquetes, questionários, perguntas e respostas e muito mais. Essa é uma ótima maneira de manter seus clientes informados, entretidos e curiosos.

Discutiremos muitas outras maneiras de envolver seu público no Insta em nossa seção de dicas de campanha de marketing no Instagram abaixo.

6. Monitore seu desempenho

Certifique-se de acompanhar regularmente seu desempenho para melhorar suas campanhas futuras.

O Instagram oferece análises detalhadas, conhecidas como Insights, para contas de negócios. Você pode acessar o Insights tocando no menu no canto superior direito da página de seu perfil.

O painel do Insights é apresentado como uma página de visão geral que compreende vários detalhes importantes de alto nível. A partir daí, você pode clicar em cada métrica individual para visualizar análises mais detalhadas. Esta é a configuração da guia de visão geral:

  • Destaques recentes
  • Visão geral
    • Contas alcançadas
    • Interações de conteúdo
    • Total de seguidores
  • Conteúdo que você compartilhou

Vamos explorar cada seção com mais detalhes.

Veja também: Social Listening: o que é e como usar nas redes sociais

Destaques recentes para o marketing no Instagram

A visão geral dos destaques recentes mostra métricas que medem o alcance e as interações do seu conteúdo do Instagram nos últimos 7 ou 30 dias.

Visão geral

A guia de visão geral mostra o número total de contas que você alcançou, suas interações de conteúdo e o número de seguidores nos últimos 7 ou 30 dias. Você pode acessar cada um para saber mais.

Contas alcançadas

Alcance é uma métrica que mostra o número de contas exclusivas que viram qualquer uma de seus posts. Portanto, se uma conta individual visualizou sua postagem várias vezes, será contado como um. Impressões mostram o número de vezes que seu post foi visto. Ao contrário do “alcance’’, ele inclui várias visualizações pelos mesmos usuários.

Além disso, você também verá um resumo das visitas de perfil, cliques em sites, cliques em botões de ação, como e-mail e cliques em chamadas, cliques de direção e toques em botões de texto. Portanto, neste guia você também pode visualizar seus posts, stories e vídeos IGTV de melhor desempenho classificados por seu alcance.

Interações de conteúdo

Esta guia fornece uma visão geral de como está o desempenho do seu conteúdo. Isso inclui uma análise de seus posts, stories, conteúdo de vídeo IGTV e todas as promoções que você está realizando. Além disso, você pode ver insights como comentários, compartilhamentos, curtidas, respostas e qualquer outra ação realizada em seus posts.

Você também poderá ver seus principais posts, stories e vídeos IGTV classificados por suas interações.

Total de seguidores

Assim que tiver mais de 100 seguidores, você pode tocar para aprender mais sobre as métricas relacionadas ao seu público no Instagram. Isso inclui quantos seguidores você ganhou ou perdeu, sua faixa etária, as principais localizações de seus seguidores divididos por cidade e país e os horários em que eles estão mais ativos no Instagram.

Essas informações são incrivelmente úteis para veicular anúncios direcionados ou compartilhar conteúdo orgânico com base no comportamento online exclusivo de seu público.

Conteúdo que você compartilhou

Esta seção se aprofunda no conteúdo que você postou ou compartilhou em seus stories, feed ou IGTV nos últimos 7 ou 30 dias. Você pode visualizar e filtrar seu conteúdo por interações, alcance, tipo de mídia e período de tempo para obter percepções mais exclusivas sobre o desempenho.

Nesse sentido, você também pode ver insights mais específicos por postagem, vídeo IGTV ou story tocando em “Ver Insights” sob cada parte individual do conteúdo. Além disso, isso inclui mais detalhes sobre quais ações específicas as pessoas realizam quando se envolvem com seu conteúdo, quantas pessoas veem seu conteúdo e onde / como o encontram e informações mais detalhadas sobre o conteúdo que você promoveu.

6 dicas de marketing do Instagram para pequenas empresas

Agora que você está pronto para começar a usar o marketing no Instagram, aqui estão algumas dicas adicionais para ajudá-lo a maximizar os resultados de suas campanhas:

1. Edite suas fotos

Há muita competição no Instagram – os feeds do seu público estão cheios de uma ótima foto ou vídeo após o outro.

Dessa forma, para fazer seus visuais se destacarem, edite-os para aprimorar as cores, cortar ou endireitar e melhorar a iluminação.

O Instagram já tem várias opções de edição avançada, como filtros e ajustes. Mas você também pode usar aplicativos profissionais como VSCO e Lightroom para aprimorar seu jogo de edição.

Aqui estão algumas dicas de design sobre como fazer suas fotos se destacarem no Instagram:

  • Crie um layout simples e evite confusão em sua foto
  • Adicione molduras e texto às suas fotos para destacá-las (funciona melhor com o recurso stories)
  • Certifique-se de carregar apenas fotos de alta qualidade, pois imagens pixeladas ou borradas podem fazer sua marca parecer barata e de baixa qualidade
  • Certifique-se de que tudo em sua imagem esteja alinhado
  • Escolha a cor com sabedoria
  • Certifique-se de que suas fontes são legíveis
  • Certifique-se de que suas fotos estejam acessíveis – para fazer isso, adicione um texto alternativo que exiba uma breve descrição de sua foto que será lida em voz alta por um programa de leitura de tela (limite de 100 caracteres)

O segredo é produzir conteúdo que chame a atenção e faça seu público “curtir” seus posts.

2. Use promoções pagas

Instagram é uma plataforma altamente competitiva. Às vezes, pode ser difícil se destacar apenas por meios orgânicos.

É por isso que o Instagram permite que as empresas promovam seus posts e stories por meio de publicidade no Instagram para alcançar mais clientes.

Unificar a promoção paga com sua estratégia orgânica pode ajudá-lo a aumentar sua visibilidade na plataforma e obter mais seguidores.

Portanto, você pode exibir anúncios pagos do Instagram no feed do Instagram ou postar anúncios de stories.

3. Colabore com influenciadores

Uma ótima maneira de impulsionar seu marketing no Instagram é colaborar com influenciadores populares do Insta em seu nicho.

Pois, o marketing de influência é uma ótima maneira de fazer parceria com contas relevantes para ajudá-lo a criar conteúdo exclusivo e criativo e estender seu alcance a um público muito maior.

Melhor ainda, influenciadores em que seus seguidores confiam podem ajudar a melhorar a reputação da marca e aumentar sua credibilidade.

Portanto, existem várias maneiras de colaborar com influenciadores. Você pode cocriar produtos e vídeos, enviar pacotes de relações públicas em troca de avaliações ou convidá-los a se tornarem embaixadores da marca.

4. Organize concursos e brindes para o marketing no Instagram

Antes de tudo, uma estratégia testada e comprovada para aumentar seu número de fãs e engajamento é hospedar concursos e brindes com prêmios emocionantes.

Você pode realizar concursos de selfies, concursos de legendas no Insta e até mesmo questionários para incentivar a interação e o envolvimento.

Ou você pode patrocinar um sorteio, onde várias marcas ou influenciadores se reúnem para concorrer a um grande prêmio.

Cada conta pede que seus seguidores sigam as contas participantes e marquem seus amigos, e então o vencedor é escolhido aleatoriamente.

5. Use hashtags relevantes para o marketing no Instagram

#Hashtags são um grande negócio no Instagram. Pois, hashtags específicas podem ajudá-lo a alcançar um público maior e mais relevante.

Faça sua pesquisa e descubra as tags mais populares em seu nicho. Além disso, adicione hashtags relevantes aos seus posts, stories e até mesmo à sua biografia do Insta.

Atualmente, o Instagram permite apenas 30 tags por postagem.

Recomendamos usar a estratégia 10/10/10, que envolve adicionar:

  • 10 Hashtags grandes (200.000 – 2.000.000 de posts no total)
  • E 10 tags de tamanho médio (50.000 a 200.000 posts no total)
  • 10 hashtags menores (10.000 a 50.000 posts no total)

Com essa estratégia, você está efetivamente se ramificando no tipo de seguidores que procuram uma tag relevante..

Conclusão

Se sua pequena empresa não está presente nas maiores redes sociais do mundo, você está seriamente perdendo o envolvimento com seus clientes existentes e potenciais e a geração de negócios.

Assim, seguindo as práticas recomendadas descritas neste artigo, como otimizar seu perfil, postar de forma estratégica em horários designados, criar conteúdo cativante, explorar colaborações, gerar anúncios pagos e aprender com os insights, você estará no caminho certo para aumentar o alcance e a receita.

O Insta oferece inúmeras oportunidades para negócios B2B e B2C. Sendo assim, se você está procurando uma maneira inteligente de expandir sua pequena empresa nas redes sociais, o Instagram é um ótimo lugar para começar.