Como Funciona o Retail Media?

Agencia NKT

O Retail Media é um marco importante na publicidade digital. Gera maior proximidade entre vendedores e consumidores, permitindo um “ganha-ganha”: varejistas ganham em escala e variedade de produtos enquanto anunciantes ganham tráfego e conversão.

Conforme o relatório The State of Retail Media da Skai.io, a previsão é a de que a mídia de varejo movimente mais de US$ 100 bilhões no mundo até 2024. Em outro estudo, da Boston Consulting Group juntamente com o Google, também há boas notícias:

>> Os gastos de anunciantes em plataformas de varejistas crescerão 22% nos próximos anos

Continue lendo para saber o que é Retail Media, os benefícios e as tendências no Brasil.

O que é Retail Media

Retail Media é uma estratégia de publicidade que existe desde 2016 que tem avançado rapidamente no comércio mundial. Inclusive, também pode ser usada no marketing digital, de maneira mais segmentada, a partir das informações dos usuários e varejistas.

Na prática, este tipo de anúncio usa os dados das próprias varejistas para criar a segmentação da oferta e oferecer a melhor experiência ao usuário. É diferente de usar dados de terceiros, como acontece no Google Ads ou no Meta Ads.

Imagine um e-commerce. Na plataforma, há várias pessoas cadastradas, isto é, contas de usuários. Eles já deram o consentimento para o uso dos dados. Então, é possível “comprar” espaços dentro desses sites e alcançar esse público de “cadastrados”.

Aqui já temos uma das principais vantagens: é possível chegar a um grande público-alvo, criando anúncios segmentados, sem precisar usar ferramentas de análises ou consentimentos. É bem menos burocrático do que anunciar em terceiros.

Se até aqui não ficou claro o que é Retail Media, considere essa definição: a marca paga ao varejista um valor para incluir seus produtos e anúncios na plataforma dela. Essa varejista permite, consequentemente, o uso dos dados para segmentação dos anúncios.

Ao contar com uma parceira estratégica especialista em e-commerce, sua empresa pode converter os dados dos varejistas em lucro. O que é possível ao direcionar a própria receita para campanhas personalizadas e com anúncios bem definidos.

Como funciona o Retail Media

O funcionamento do Retail Media considera o trabalho em equipe fundamental para o sucesso. Afinal, quem anuncia conta com o varejista na inclusão de produtos e anúncios. Já a varejista usa informações dos compradores para segmentar os anúncios ao público-alvo.

Os anúncios do Retail Media podem ser exibidos na:

  • Página inicial,
  • Página de categorias,
  • Página de busca e
  • Página de detalhes do produto.

Sem dúvidas, uma mão de via dupla. Para se chegar a um processo de excelência, no que diz respeito às campanhas assertivas, portanto, o casamento tem que ser confiável. Assim, garante-se mais conversões e uma experiência do usuário cada vez mais relevante.

Sendo assim, temos um funcionamento bem simples. Mas, para funcionar de forma constante, é preciso considerar excelência em todas as etapas do processo. Logo, tenha uma estratégia que passe pelos seguintes passos:

  • Definição dos objetivos,
  • Escolha do varejista,
  • Foco no público-alvo
  • Criação de anúncios e
  • Atualizações frequentes.

As campanhas de Retail Media permitem melhorias o tempo todo, seja para ajustar a estratégia ou testar novas ideias. Esse é o grande diferencial da técnica no marketing digital: personalizar a experiência do usuário para, tão logo, aumentar as conversões.

Os principais objetivos do Retail Media

A Retail Media, seja no mercado tradicional ou no digital, tem como principal objetivo chegar aos consumidores no momento em que eles estão prestes a fazer compras. Assim, a principal consequência é a de aumentar a probabilidade de conversão de vendas.

Só que além dessa meta, a empresa também pode se interessar pela busca de novos clientes, partindo do pressuposto que essa é uma estratégia que também permite isso. Afinal, com anúncios personalizados, atraem-se usuários que podem criar vínculos.

Há ainda objetivos como reforçar a marca e estar sempre na mente do consumidor, conectando não apenas os produtos, mas a história. Assim como a possibilidade de se criar uma fonte de receita alternativa, somando no lucro da companhia.

Esses pontos ajudam a entender porque o Retail Media é visto como a 3ª onda da publicidade digital no mundo. Representa a forma com que marcas e vendedores capitalizam oportunidades para acelerar seus negócios.

Os benefícios do Retail Media

Estudos mostraram que novas gerações apresentam novos comportamentos de consumo, o que explica as tendências e crescimento do Retail Media. Por exemplo, Millennials e Geração Z não assistem à TV. Ao contrário, consomem conteúdo online por demanda.

Isso explica um dos motivos pelos quais a sua empresa precisa acompanhar o mercado – e toda a sua mudança de comportamento. A ideia deste tópico é mencionar alguns dos benefícios do Retail Media, que pode fazer seu negócio alçar voos cada vez mais altos.

Coleta de dados

Como vimos acima, um dos benefícios do Retail Media é permitir que as marcas usem dados dos clientes dos varejistas. E esses dados são repletos de informações importantes, como os hábitos de compras e preferências. Logo, garante campanhas personalizadas.

Alcance do público

Então, as empresas podem alcançar o público-alvo sem ter que usar ou adquirir outras ferramentas terceiras, seja para análise de dados ou para ter o consentimento deles. Obviamente, quanto maior o alcance das varejistas, melhor.

Anúncios precisos

Consequentemente, há uma vantagem em ter anúncios mais assertivos e precisos com base nas informações fornecidas. Logo, torna-se uma estratégia bastante interessante para criar anúncios focados em vendas a partir de dados verdadeiros e confiáveis.

E a LGPD?

A partir dos benefícios do Retail Media, pode ser que você tenha ficado com alguma dúvida sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A verdade é que essa é mais uma vantagem, já que a sua empresa não terá que lidar com a coleta ou tratamento de dados pessoais.

Isso porque os anúncios serão fornecidos pela própria varejista, onde está a base de dados, juntamente com o consentimento prévio das informações.

Assim, resolve-se uma questão burocrática que é o fim de cookies, considerando que seriam desnecessários porque a sua empresa poderia usar a estratégia do “first-party data”. Ou seja, uma entrega de anúncios sem precisar recorrer ao “third-party” de terceiros.

Os melhores exemplos de plataformas Retail Media

A Newtail é uma startup pioneira no estudo das mídias no varejo. No fim do ano passado, lançou o Retail Media Insights e mostrou dados relevantes dessa tendência.

  • 79% das agências de marketing atuam com Retail Media e
  • 75% das que não atuam querem aprender sobre isso.

Além disso, a startup trouxe uma lista de plataformas Retail Media que são preferências:

  • Amazon,
  • GPA (Grupo Pão de Açúcar),
  • Magalu,
  • Mercado Livre,
  • Carrefour,
  • Americanas e
  • Raia Drogasil.

É importante considerar a história do Retail Media. No mundo, a Amazon foi quem inovou e, por isso, é o melhor exemplo brasileiro também. No entanto, outras gigantes garantiram a estratégia ao longo dos anos: Walmart, Target, Ebay, Instacart, Kroger e Dollar General.

O mercado e as tendências de Retail Media no Brasil

No Brasil, a estratégia do Retail Media dá os seus primeiros passos, apesar da expectativa alta para os próximos anos. A Associação Brasileira de Supermercados, por exemplo, fala em “grande potencial de crescimento e investimento para a nova tendência”.

Os principais estímulos vêm das mudanças no comportamento dos consumidores, novos investimentos em operações e inovação no modelo de negócio.

  • Para varejistas, anunciar nas próprias plataformas faz parte do negócio
  • Para os anunciantes, o Retal Media é como um novo ponto de venda

Atualmente, as campanhas seguem duas tendências de Retail Media: mídia comprável e publicidade OTT (over-the-top). A primeira é o conteúdo de marketing que leva até a página do produto ou finalização de compra. O outro, entrega por meio de serviços e dispositivos.

Há ainda a Live Commerce, que tem ganhado notoriedade devido ao alcance dos vídeos. Acontece com streaming de vídeo ao vivo focado em compras online. Nele, vendedores e influenciadores realizam as transmissões pela internet para demonstrar os produtos.

Já com relação ao mundo, o Brand Advertising é uma realidade entre os tipos de Retail Media. Usado para aumentar o nível de conhecimento de uma marca ou produtos. Além do Sponsored Ads, que visa a venda de um único produto (SKU).

Next Post

Conversão e fidelização: transformando engajamento em resultados tangíveis

A conversão e fidelização são elementos essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento ou modelo de negócio.  Portanto, a capacidade de transformar o engajamento em resultados tangíveis é um desafio que muitas empresas enfrentam atualmente, e que devem ser enfrentadas com táticas e técnicas eficientes. CTAs personalizados aplicadas nas redes […]