Dashboard: as métricas importantes para seu email marketing

Agencia NKT

Dashboard é uma ferramenta muito importante para que as empresas possam acompanhar o progresso organizacional. O recurso ajuda os gestores a visualizarem as informações mais importantes para a companhia, de maneira fácil e clara.

dashboard

Trata-se de um mecanismo útil para a rotina da corporação, auxiliando nas tomadas de decisões. Ele apresenta uma visualização dinâmica dos projetos, ajudando a identificar falhas, a fazer correções e ainda promove melhorias contínuas.

Funciona como um tipo de painel de controle e é um importante recurso de gestão que traz uma visualização completa de dados críticos da empresa. O mais comum é que o dashboard traga informações sobre o negócio em uma única tela.

Isso facilita as análises e ajuda a identificar pontos problemáticos, além disso, ajuda a obter resumos de desempenho e insights sobre o estado atual do negócio. Pode ser empregado em várias tarefas, inclusive nas estratégias de marketing digital.

Uma de suas aplicações mais comuns nesse sentido é no e-mail marketing, uma forma de potencializar a ação e obter resultados ainda melhores.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será apresentada a importância da ferramenta, quais são os principais tipos de dashboard e como criar um.

Importância do dashboard

Usar o dashboard na rotina da empresa traz muitas vantagens e elas justificam a importância da utilização da ferramenta. Por meio dela, é possível ter acesso a informações estratégicas e fazer comparativos entre diferentes períodos.

O uso de sistemas, como os painéis de controle, trazem várias vantagens para negócios dos mais variados setores, e dentre as que mais se destacam estão:

  • Auxilia nas tomadas de decisão;
  • Reduz os riscos;
  • Traz oportunidades;
  • Aumenta o alinhamento estratégico;
  • Proporciona integração colaborativa.

O dashboard reúne todas as informações importantes sobre projetos e estratégias, como no caso do e-mail marketing, para que a organização tenha uma visão clara e ampla de suas necessidades e pontos de melhoria.

Os gestores terão um auxílio para tomar decisões, enquanto os colaboradores realizam suas tarefas baseando-se em dados.

Eles estão relacionados ao setor financeiro, comercial, logístico, marketing, entre outros e relacionam as informações para que os gestores saibam quais são as necessidades da empresa.

Pelo fato de manter as informações organizadas, bem distribuídas e atualizadas, fica ainda mais fácil  de se antecipar os riscos. A equipe, por sua vez, pode elaborar ações que ajudam a reduzir os impactos de algumas situações.

Os setores da empresa começam a agir em conjunto e centralizar as informações em uma única tela, assim, fica mais fácil até mesmo eliminar ineficiências operacionais.

Ademais, o dashboard automatiza tarefas manuais, otimizando o tempo e os recursos para que as atividades sejam realizadas.

Outro grande benefício é a possibilidade de encontrar oportunidades que ajudam a corporação a alcançar escalabilidade. Isso acontece porque o foco central do dashboard é melhorar a cultura organizacional e priorizar resultados.

Naturalmente, a estratégia vai ajudar a aumentar o desempenho e a produtividade, bem como o nível de engajamento dos funcionários.

Uma empresa de kit shimano deore 30v vai visualizar os resultados positivos e negativos de suas estratégias, algo que dificilmente é possível com outras ferramentas de gestão.

A equipe precisa participar ativamente dos processos internos, pois é isso o que aumenta a produtividade e melhora o desempenho de todos os colaboradores, e o dashboard ajuda nesse sentido.

Ele facilita a comunicação interna e o engajamento do time, criando um alinhamento estratégico para a corporação. Um exemplo é a funcionalidade de compartilhamento das informações que ajuda os funcionários a visualizarem a empresa de maneira integral.

Nenhuma atividade ou estratégia, como as ações de e-mail marketing, passam despercebidas. Ao mesmo tempo, os setores têm acesso à centralização de informações, tornando a troca de informações mais fluida entre eles.

Por fim, o dashboard possibilita que os profissionais se tornem mais comprometidos com a solução de problemas e pendências. O painel mostra todas as atividades que precisam ser realizadas, tornando o time mais coeso e colaborativo.

Por se tratar de uma ferramenta intuitiva, se compreende com facilidade todas as etapas da estratégia e quais são os objetivos que os colaboradores precisam alcançar.

Com base nessas informações, apresenta todas as ações necessárias para que o trabalho seja realizado. O recurso facilita a visualização das tarefas, de modo mais didático e eficiente para a equipe.

Tipos de dashboard

Tanto o objetivo de uma empresa quanto os tipos de informações que ela possui são diferentes, por esse motivo é possível usar opções variadas de dashboard. Os principais tipos são:

Dashboard estratégico

A missão do dashboard estratégico é mostrar dados gerais dos negócios, e com base nessas informações, fica mais fácil fazer comparações entre cenários de outros tempos e o cenário atual.

Para um fabricante de teto de vidro garagem, esses dados são imprescindíveis para as equipes operacionais e para que os gestores possam implementar melhorias.

Dashboard tático

O dashboard tático, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta muito útil para planejar e executar planejamentos relacionados a recursos.

Ele é importante porque proporciona inovações e consegue destacar a marca no mercado em que atua, independentemente do nível de concorrência presente nele.

Um exemplo disso é a possibilidade de visualizar os produtos mais vendidos e com isso iniciar estratégias de descontos para mercadorias com baixa demanda.

Dashboard operacional

Também existe o dashboard operacional, que costuma ser usado pelos profissionais que atuam diretamente na execução das tarefas, ou seja, aqueles que participam das operações.

O painel é importante porque ajuda a acompanhar o fluxo de trabalho e orienta as decisões dos profissionais em diferentes momentos.

Um exemplo disso é um analista de estoque que precisa ter acesso às informações sobre quantidade e modelos de produtos disponíveis constantemente. Essa tarefa pode ser perfeitamente realizada por meio do dashboard.

Como criar um dashboard

Sabendo qual é a importância e os tipos de dashboards que podem ser usados pelas empresas, chegou o momento de saber como desenvolver este painel para as estratégias de e-mail marketing. A criação depende do seguinte passo a passo:

Definir um objetivo

O propósito do dashboard é esclarecer questões cruciais para a gestão de uma empresa. Nesse sentido, é necessário pensar quais serão os indicadores que vão fornecer as informações para o controle da estratégia.

Isso vai facilitar as tomadas de decisões em relação a vários aspectos do e-mail marketing, como tipo de conteúdo, horário de envio e assim por diante.

Escolher um tipo de dashboard

A segunda coisa que um fabricante de embreagem de caminhão precisa fazer é definir um tipo de dashboard, e como visto anteriormente, existem opções diferentes.

Para escolher, é necessário pensar em qual deles atende melhor às demandas da corporação, levando em conta o grau de hierarquia e o tipo de público que vai extrair as informações do painel.

Tenha em mente que para cada grau de hierarquia existe uma opção mais adequada, assim sendo, é necessário estar atento ao tipo que vai escolher.

Fazer um esboço

Ter um esboço é importante para saber se a disposição das informações e a seleção de cores está adequada. Uma boa dica é fazer isso usando o Excel, mesmo porque, o software conta com uma funcionalidade útil para criar esboços de dashboard.

São painéis de indicadores gráficos do software que ajudam a criar a ferramenta, mas, se a empresa quiser, pode contar com recursos apropriados para a execução.

Criar um layout

Outra coisa muito importante é escolher o layout do dashboard, mas é importante lembrar que esses painéis ficam expostos por meses e podem até mesmo ser usados por anos.

Além disso, analistas e CEOs de uma empresa de hidrojateamento e pintura vão olhar diretamente para os indicadores presentes na ferramenta.

Para que o recurso esteja acessível ao entendimento de todos, é fundamental investir em um design que ajude na interpretação e harmonize melhor o estilo de todas as informações.

Escolher um software adequado

Por fim, é muito importante escolher um software adequado para ajudar na criação do dashboard. Dentre as opções está o Excel, que ajuda a organizar informações em planilhas eletrônicas.

Mesmo sendo uma boa opção, o forte desse recurso não é criar dashboard, ao contrário do Power BI Dashboard, uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft e voltada especificamente para essa finalidade.

Ele oferece mais agilidade em relação a outros recursos, principalmente no que diz respeito à análise visual. Traz opções mais avançadas para integração de dados, além de ser fácil de usar.

Considerações finais

Para que as estratégias de e-mail marketing sejam positivas e tragam os resultados esperados, é muito importante acompanhar seu andamento e tomar decisões de maneira embasada.

O dashboard é um recurso que ajuda muito nesse sentido e em várias outras tarefas da corporação. Com as dicas apresentadas neste conteúdo, torna- se mais fácil criar um painel capaz de fortalecer as estratégias de e-mail marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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