Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em dente podre. Geralmente, essa é uma associação feita aos elementos dentários que apresentam uma coloração escura.
Por conta disso, podem estar enfrentando algum problema relacionado a atuação de bactérias, que também estão associadas aos microrganismos.
Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, o famoso dente podre pode ter causas variadas que devem ser evitadas com veemência.
Com isso, a saúde bucal pode se manter e dessa maneira, o paciente poderá contar com dentes fortes por toda a vida, além de um sorriso estético.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre um dente podre, bem como entenda as principais causas desses problemas.
Até como uma forma de evitá-las para ter uma saúde bucal ainda mais resistente, ou até mesmo os tratamentos mais comuns para essas doenças, que podem ser realizadas através de um plano dentário.
Quais são as causas do dente podre?
A principal causa de dentes estragados, ou podres como diz o ditado popular, é justamente a falta de higiene bucal, bem como uma rotina de escovação com direito ao uso do fio dental, por exemplo.
Isso porque, a falta dessa rotina beneficia a atuação de bactérias e microrganismos, principais agentes da maioria das doenças bucais que precisam ser tratadas através de um plano dental empresarial.
Além disso, a alimentação também é um fator importante para pacientes que querem evitar que seus dentes estraguem.
Já que alimentos ricos em açúcar também podem potencializar a ação de bactérias, que por sua vez são responsáveis por esse problema nos dentes, que inclusive podem levar a necessidade de extração do elemento dentário doente.
Para evitar esse problema, também é muito importante fazer visitas regulares ao dentista, que podem ser realizadas de forma fácil através da contratação de um plano dental para empresas.
Então, o ideal é a cada seis meses, pois só esse profissional poderá avaliar como está a sua saúde bucal.
Como identificar que um dente está ficando podre?
Assim como qualquer outra doença bucal, problemas que levam ao apodrecimento dos dentes que apresentam sintomas.
Por isso, é importante prestar atenção em mudanças que possam acontecer em sua saúde bucal para que possa entender os sinais de seu corpo e assim, buscar por um profissional.
Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais sinais que podem estar relacionados a doenças que causam o dente podre para que possa buscar por um plano odontológico ortodontia e solicitar por um tratamento.
- Manchas nos dentes;
- As bordas dos dentes ficam amarelas, castanhas ou pretas;
- Dor de dente ou em tecidos relacionados como a gengiva;
- Mau hálito.
Desse modo, ao entender todos esses sinais, é possível evitar quando um dente está podre.
Quais são os métodos recomendados para tratar um dente podre?
O primeiro passo é compreender que o melhor tratamento para o seu caso deve ser indicado por um dentista apenas, seja ele de um o melhor plano odontológico, particular ou até mesmo do sistema público de saúde.
Isso porque, apenas dentistas são capazes de identificar peculiaridades e indicar o melhor caminho para resolver o problema.
Entretanto, é possível afirmar que existem alguns procedimentos que são realizados normalmente para recuperar dentes, caso estes ainda tenham salvação.
Portanto, é comum a necessidade de procedimentos como canais ou obturações, além de limpezas para se certificar da eliminação de bactérias.
Além disso, é importante frisar a importância de melhorar a higienização bucal já que o problema pode acabar voltando.
Da mesma maneira deve permanecer realizando visitas de rotina ao dentista, de preferência a cada seis meses, para que o profissional possa acompanhar a manutenção de sua saúde bucal de perto.
Como evitar que um dente fique podre?
A principal ação para evitar que seus dentes acabem apodrecendo, consiste em priorizar e valorizar uma boa rotina de higienização bucal, buscando a escova adequada e usando sempre o fio dental.
Além de escovar os dentes da forma correta, com movimentos suaves e pelo menos três vezes ao dia, sempre após as refeições.
Isso porque, uma boa limpeza bucal pode garantir que mais de 90% de todas as doenças bucais sejam evitadas.
Uma vez que o maior motivo delas é o acúmulo de alimentos nos dentes que favorecem o desenvolvimento das bactérias causadoras desses problemas.
Dessa forma, é possível garantir um sorriso saudável e estético por muito tempo ou até mesmo por toda a vida.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.