Perdeu dinheiro com criptomoedas? Você pode estar cometendo estes erros

Michel

Negociar criptomoedas não é algo tão simples, mas com alguns conhecimentos prévios é possível mitigar os erros e evitar prejuízos 

 

O mundo das criptomoedas é repleto de oportunidades e possibilidades reais de realizar ganhos significativos. Entretanto, também se trata de um mercado relativamente novo e complexo, que exige do investidor um certo nível de conhecimento para realizar os movimentos corretos e evitar possíveis perdas. Por isso, o primeiro ponto é cercar-se de informações que irão te ajudar a navegar nesse oceano de possibilidades sem tantas dificuldades.

 

Vale ressaltar também que um dos principais erros de quem vive perdendo dinheiro com criptomoedas está na forma de negociação dos ativos. Isso porque negociar bitcoin ou qualquer outra moeda também exige bastante atenção e estudo com relação ao mercado.

 

Para te ajudar a entender onde pode estar o seu erro, caso esteja perdendo dinheiro com as criptomoedas, preparamos um guia com alguns dos deslizes mais comuns entre os investidores e de que forma isso pode e deve ser evitado.

Pouco conhecimento do mercado 

É preciso entender que, por mais atrativo que seja, o mercado das criptomoedas possui algumas diferenças do meio tradicional de negociação de ativos. Dessa forma, entrar nesse ramo sem o mínimo conhecimento é arriscar o dinheiro em movimentos desconhecidos.

 

Por isso, é extremamente necessário entender o que são as criptomoedas, como elas funcionam e quais os tipos disponíveis no mercado. Ademais, entender o histórico de preços de determinadas criptos, assim como as tendências do mercado e suas ramificações externas é fundamental para realizar o investimento e a negociação correta. 

Pressa por resultados 

Um dos principais achismos de quem não conhece o mercado das criptomoedas é acreditar que se trata de dinheiro fácil. Assim como qualquer outro tipo de negócio, há vantagens e desvantagens e o lucro esperado pode não acontecer no tempo previsto. E é nesse ponto que muitos investidores se perdem.

 

Nesse meio é muito comum vermos moedas dispararem rapidamente de um dia para o outro e o investidor mais ansioso pode apostar todas as suas fichas nessa moeda. Porém, trata-se de um mercado bastante volátil e da mesma forma que um aumento muito rápido aconteceu, uma brusca queda também pode ocorrer, o que naturalmente gera um prejuízo imensurável. 

Pense no tipo de investimento   

Pegando um gancho no tópico anterior, no mundo das criptomoedas existem basicamente dois polos de investimentos: curto e longo prazo. Como o próprio nome já diz, o de curto prazo é aquele que em um período menor de tempo vai te entregar determinado resultado. Já os investimentos de longo prazo podem ser mais vantajosos, mas requerem paciência e planejamento.

 

Esse é um erro muito comum de investidores novatos: não entender e planejar qual tipo de investimento está buscando. Esse erro de planejamento também pode gerar frustrações e prejuízos, por isso é importante entender os benefícios de cada tipo de investimento, seus riscos e qual se encaixa no seu perfil como investidor. 

Portfólio único   

Talvez esse seja o erro mais cometido por todo tipo de investidor: apostar tudo em uma única moeda. Ao colocar todo o seu investimento em uma cripto específica, caso ela apresente alguma queda brusca, as chances de perder todo aquele dinheiro são enormes.

 

O ideal é diversificar o portfólio, investindo em mais de uma criptomoeda, Bitcoin, Ethereum, Tether, Litecoin ou qualquer outra. Dessa forma, você equilibra sua carteira, já que caso alguma apresente desvalorização, isso pode ser compensado pela valorização das demais, tornando seu investimento mais seguro.

Gerenciamento de risco 

Como falamos, as criptomoedas são moedas voláteis e sua flutuação pode causar desespero em muitos novatos no ramo, principalmente aqueles que não fazem ou não entendem sobre gerenciamento de risco. 

 

Uma das principais estratégias para limitar perdas é a ferramenta stop loss, que pode ser programada para que, em caso de desvalorização de determinada cripto, o investidor não perca todo o seu investimento. Em outras palavras, esse recurso limita os prejuízos de acordo com que foi pré-programado.

 

Como é possível perceber, o mundo das criptomoedas é repleto de detalhes que o tornam desafiador e intrigante. Entretanto, ao estudar o assunto e aplicar determinadas estratégias é possível negociar com segurança e limitar determinados prejuízos. 

Next Post

Os melhores aplicativos e gadgets para cuidar do seu animal de estimação

  Utilize aplicativos de saúde e alimentadores automáticos para garantir uma rotina equilibrada e saudável para seu animal de estimação Cuidar de um animal de estimação é uma tarefa responsável, amorosa e carinhosa. Com o advento da tecnologia, essa responsabilidade ficou um pouco mais prática. Com os aplicativos e gadgets […]
animal de estimação