Aprenda a analisar a concorrência. Uma das partes mais engraçadas do posicionamento é sobre como analisar sua competição de SEO.
Existem cinco aspectos principais que devemos levar em consideração:
Experiência do usuário
Nesse ponto, é importante navegar no seu site como se você fosse apenas outro usuário, anote tudo, faça capturas de tela.
Análise de links
Para esta etapa, devemos usar uma das muitas ferramentas de análise de links, como o Open Site Explorer , MajesticSEO ou Ahrefs .
Redes sociais
Uma parte muito importante é saber se seus concorrentes estão presentes nas redes sociais e de que maneira, isto é, quais ações eles executam e se são eficazes ou não. É muito difícil imitar o que um concorrente faz nesse sentido, mas isso nos ajudará a aprender o que funciona e o que não funciona no seu setor.
VEJA NOSSOS OUTROS POSTS:
- O que é manutenção de site?
- 3 maneiras de se adaptar no meio do COVID-19 – Marketing para pequenas empresas
- Erros comuns na produção de conteúdo
Estratégia de conteúdo
Talvez este seja o ponto em que você pode aprender ao máximo com seus concorrentes e como se antecipar a eles. Lembre-se de que o conteúdo de qualidade é que ele realmente tem o poder de atrair links e tráfego para o seu site.
Análise no local
Supondo que o SEO no local do seu site esteja em um estado impecável, é importante saber como seus concorrentes o fazem, é uma maneira rápida de saber se eles estão investindo em SEO e se estão usando alguma técnica que não sabemos e que podemos aplicar.
Com tudo isso anotado (junto com o texto âncora que você usa nos links e nas páginas para as quais esses links apontam), saberemos quais palavras-chave e quais páginas estão dando prioridade e como elas fazem isso , agora é uma questão de fazer pesquisas no Google com essas palavras e ver como elas se posicionam; se elas se sairem bem, tentaremos seguir esse caminho.
Certamente, na análise no local, você sentirá falta de perguntar um pouco sobre aspectos técnicos, como URLs, arquivo Robots.txt ou velocidade de carregamento; Mas, honestamente, é algo de que só podemos lucrar se eles continuarem fazendo errado.