Saiba como motivar a sua equipe a ter os melhores resultados

Agencia NKT

Ter uma equipe satisfeita e produtiva é, sem dúvidas, um dos maiores objetivos de um líder corporativo. Entretanto, para isso acontecer, faz-se necessário haver um bom plano de carreira e acompanhamento individual de cada colaborador.

motivar a sua equipe
motivar a sua equipe

De acordo com uma pesquisa da consultoria Right Management, feita em 15 países, pessoas motivadas no trabalho rendem mais de 50%.

Isso quer dizer que investir no bem-estar dos funcionários é muito mais do que um diferencial, é agir estrategicamente para otimizar os resultados. 

Da mesma maneira que os times de comercial crm procuram entregar o melhor atendimento para o cliente, é preciso investir nos próprios colaboradores.

Afinal, se o funcionário não estiver satisfeito, o desempenho de suas tarefas não será o melhor possível.

Quais os benefícios de uma equipe motivada?

Além de ter um melhor rendimento no dia a dia, manter uma equipe motivada pode gerar diversos benefícios para a empresa como:

  • Retenção de talentos;
  • Destaque positivo no mercado;
  • Ambiente de trabalho mais agradável;
  • Mais colaboração e trabalho em equipe.

Por outro lado, se porventura os colaboradores começarem a se sentir desmotivados, muitos fatores podem surgir e afetar diretamente o cotidiano da empresa.

Por exemplo, imagine que um funcionário precisa inserir sistemas de crm gratuitos em sua equipe, mas se sente desmotivado. É muito provável que ele demore muito mais tempo para realizar tal atividade e o resultado não seja o esperado.

Então, como incentivar os funcionários e fazer com que eles se mantenham satisfeitos durante o período de trabalho? Separamos algumas iniciativas que pode ajudar você:

  1. Dê feedbacks construtivos

Dar um retorno para o funcionário a respeito de seu serviço mostra que ele é muito mais do que um número na equipe. Traçar um plano de carreira e incentivar a melhoria nos aspectos necessários, tudo isso é fundamental para que ele se sinta importante para a empresa.

É importante lembrar de elogiar os trabalhos que estão sendo bem executados e de maneira calma e educada, se necessário, apontar o que vem deixando a desejar de forma sutil e que não cause constrangimentos.

  1. Ofereça benefícios

Outra maneira de manter os funcionários motivados é oferecendo bonificações de interesse do time.

Existem empresas que promovem premiações, brindes ou outras categorias de recompensa para bonificação pelos resultados.

Além dos benefícios comumente oferecidos, como o vale-alimentação, vale-transporte e o plano de saúde, algumas corporações estão investindo em outros como descontos em academias e, até mesmo, aplicativos que disponibilizam consultas com psicólogos.

Dessa maneira, a probabilidade dos colaboradores estarem satisfeitos com a empresa é maior e, assim, sua motivação no dia a dia também crescerá. 

  1. Seja um líder ativo

Em muitos casos, a falta de empenho dos funcionários está diretamente ligada ao tratamento do líder para com a equipe.

Devido à correria do cotidiano, líderes e gestores podem acabar não se comunicando com seus times e isso faz com que a relação se torne distante.

Logo, o funcionário pode acreditar que seu gestor o procura apenas para pedir tarefas e deixará de sentir satisfação em seu trabalho.

Assim, ter uma boa relação com o seu time é imprescindível para haver motivação no dia a dia de uma empresa.

  1. Prepare um ambiente estratégico

Além dessas técnicas citadas acima, é possível utilizar algumas ferramentas e sistemas na rotina dos funcionários para potencializar a motivação.

Invista em um melhor controle e gerenciamento através de aplicativos, favorecendo a comunicação entre os times e o atendimento aos clientes, uma opção é usar o crm online gratis e usufruir de todos os benefícios que a ferramenta apresenta.

Dessa maneira, será possível realizar o seu trabalho sem perder tempo com tarefas repetitivas, como procurar dados em planilhas diferentes, consultar cada ficha de um determinado cliente e ainda, possivelmente, não ter a visão do projeto em sua totalidade.

Começando a utilizar sua estratégia de motivação

Através das técnicas mencionadas será possível otimizar o tempo para ser criativo, discutir sobre possíveis melhorias, como, por exemplo, os resultados gerados por um crm gratis e manter-se motivado a entregar além do esperado.

É importante ressaltar que um ambiente estratégico vai além das ferramentas online. Para manter o foco e motivação, é preciso que os equipamentos oferecidos sejam pensados no conforto e postura dos funcionários.

Por isso, ter ciência da ergonomia do seu time é fundamental para eles trabalharem bem. Isso porque, não há como entregar os melhores resultados sobre o crm online free com uma mesa muito alta ou uma cadeira que deixe o corpo curvado.

Atualmente, existem também profissionais especializados em ginástica laboral nos escritórios. Inserir sessões de alongamento e cuidado com a postura, pode fazer com que o funcionário se sinta ainda mais satisfeito com sua empresa.  

Portanto, valorizar o profissional e oferecer as melhores ferramentas são fundamentais para ele ter um bom desempenho e se manter motivado ao realizar suas funções.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Next Post

Como bloquear Spam no WhatsApp? Aprenda aqui

O WhatsApp é um aplicativo de chat que possibilita a troca de imagens, vídeos, gifs, áudios, figurinhas e ligações, faz chamadas de vídeo e uma série de outras coisas.  Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo que por acaso tiver seu número de telefone, pode tentar te enviar mensagens. Esse […]
Spam no WhatsApp