Como bloquear Spam no WhatsApp? Aprenda aqui

O WhatsApp é um aplicativo de chat que possibilita a troca de imagens, vídeos, gifs, áudios, figurinhas e ligações, faz chamadas de vídeo e uma série de outras coisas. 

Spam no WhatsApp
Spam no WhatsApp

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo que por acaso tiver seu número de telefone, pode tentar te enviar mensagens.

Esse aplicativo conta com uma tecnologia anti spam. O anti spam nada mais é do que uma ferramenta que bloqueia mensagens duvidosas, essas mensagens geralmente são de conteúdo indesejado, com intuito de roubar os dados do dispositivo do usuário ou é somente propaganda importuna.

Geralmente essas mensagens são links e propagandas, para não cair nesse golpe e correr o risco de ter seu telefone bloqueado de maneira permanente, basta usar a ferramenta Spam! Como bloquear Spam no WhatsApp? Aprenda aqui com a gente! Vamos te ajudar com as melhores dicas.

Acompanhe mais: O que é Social Listening

 Como bloquear Spam no WhatsApp? Aprenda aqui

A seguir te ensinaremos como utilizar a opção no Android e iOS, em seguida te ajudaremos a identificar possíveis mensagens com características de spam que podem comprometer seu celular e suas informações nele guardadas.

Em Android e iOS:

Caso você ande recebendo mensagens indesejadas e de conteúdo duvidoso, como links, anúncios, propagandas, primeiro de tudo, não clique nos links. Logo após você bloqueia como Spam. Mas como fazer isso?

  •     Primeiramente abra a conversa indesejada e leia as opções “Reportar Spam e bloquear” e “Não é Spam, adicionar aos contatos”. Talvez nas novas atualizações do WhatsApp essa mensagem vai aparecer diferente, mas o foco é o mesmo.
  •     Pode ser que apareça apenas as opções “Spam” “Adicionar aos contatos” ou “Bloquear”. O segundo passo é selecionar a opção de Spam, irá aparecer uma mensagem perguntando se você tem certeza e você confirma, clicando em “Ok”
  •     Caso a pessoa que enviou a mensagem não seja bloqueada na hora, basta você mesmo bloqueá-la.

Entendeu Como bloquear Spam no WhatsApp? Aprenda aqui agora como evitar cair nesse golpe!

Para não cair nesses golpes, o usuário precisa ser mais esperto que a pessoa que está te enviando o Spam.

A primeira dica, que é a dica que o próprio WhatsApp recomenda, é caso você receba uma mensagem “boa demais pra ser verdade”, ou seja, um link ou anúncio que seja vantajoso demais ao usuário, não abra o link e nem compartilhe ele com o resto dos contatos.

Preste atenção caso a mensagem tenha:

  •     Erros ortográficos e gramaticais
  •     Peça que você encaminhe o link
  •     Peça que você toque no link
  •     Peça que você encaminhe suas informações pessoais (nome, dados do cartão, RG, CPF, data de nascimento, algumas senhas, inclusive sua conta bancária).Não envie nada disso.
  •     Peça que, para ativar alguma nova ferramenta, você clique no link
  •     Diga que você vai precisar pagar pelo WhatsApp. Lembre que o WhatsApp é um aplicativo gratuito! Só é preciso criar uma conta e usufruir do app.

Caso um desses Spams indique conteúdo de abuso infantil, você deve denunciá-lo ao National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC-Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas em tradução livre). E também à polícia de sua cidade.

Veja também: Instagram para pequenas empresas, como começar?

Ou, se você julgar que a mensagem seja de risco à vida da pessoa que lhe enviou, e isso te preocupa, entre em contato com as autoridades locais e/um centro de prevenção ao suícidio.

Anúncios

Geralmente, as pessoas que enviam esses conteúdos de baixa confiabilidade, tentam direcionar o usuário a um site malicioso, que vai tentar roubar os dados do usuário. Portanto, caso você receba algum anúncio do nada, não abra-o.

Convites falsos

Outra coisa que esses “golpistas” tentam, é enviar falsos convites para ligações de chamada, no intuito de enganar o usuário dizendo ser um novo recurso de chamada do WhatsApp.

Ao clicar nesse link, na mesma hora será baixado um malware em seu dispositivo. Portanto, sempre desconfie. Os novos recursos do  WhatsApp aparecem sempre em suas atualizações, nunca é preciso ativá-lo.

Endereços duvidosos

Essa é a forma mais comum de tentativas de invasão em seu celular, é a forma que os hackers tentam fazer o usuário acreditar ser um novo recurso do app. A mensagem diz que para ativar essa nova ferramenta em seu WhatsApp, você precisa clicar no link para ativar.

Entretanto, esse link vai te direcionar para uma página mal intencionada que vai tentar roubar todos os dados que estejam presentes em seu celular.

WhatsApp Public

Esse WhatsApp permite a espionagem de contatos e conversas de terceiros. Portanto, essa é uma atividade do Spam, pois viola os termos de segurança do WhatsApp. Então evite o uso desses aplicativos.

GBWhatsApp e YOWhatsApp

Esses apps modificados possuem opções extras que podem ser utilizadas para fazer spam, como por exemplo a opções de encaminhar mensagens para mais de 30 pessoas de uma vez.

Aplicativos mod como o GB WhatsApp têm essas vantagens em relação ao WhatsApp normal, porém, a Meta bane contas que abusam das funcionalidades, mesmo nos Whatsapp Mods.

Entendeu agora Como bloquear Spam no WhatsApp?

Toda vez que você sentir que pessoas ou empresas estão enviando mensagens demais para você a ponto de te incomodar, você sempre terá as opções de denunciar spam dentro do WhatsApp.

Até a próxima com mais dicas aqui no site!

Next Post

Onde casar Litoral Norte? Dicas de locais incríveis

Se você está buscando por onde casar Litoral Norte você chegou no blog certo, seu casamento no litoral norte te espera. Até porque, a princípio, muitos casais em especial os mais jovens, buscam realizar a cerimônia de casamento no litoral norte. No entanto, a falta de conhecimento pode transformar um […]
onde casar Litoral Norte