Como SEO Local para Empresas Pode ser Útil?

Gabrielle Gomes

Como SEO Local para Empresas Pode ser Útil? | As empresas que desejam destacar os seus produtos na internet precisam pensar em estratégias que aproximem o público de interesse dos seus produtos e serviços. Um dos meios que contribuem para essa relação são as estratégias de SEO Local.

Você já deve ter ouvido falar de SEO, que consiste em técnicas para ter um bom ranqueamento em motores de busca. As estratégias corretas de SEO Local também ajudam nas pesquisas, mas essa otimização leva em consideração a localização do seu negócio.

Ficou interessado em conhecer as estratégias de SEO Local? Continue a leitura aqui no site Agência NKT.

O que é o SEO Local para Empresas? 

como usar seo local para empresas
como usar seo local para empresas

O SEO Local é uma estratégia importante para empresas que atendem em pontos físicos. Por meio de configurações nas páginas do Google e dentro das redes sociais, pessoas próximas que precisem de serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio conseguem encontrá-lo de maneira rápida e fácil.

Você pode fazer um teste agora mesmo e entender como funciona o SEO Local. Abra o Google Maps ou uma página de pesquisa no motor de busca e procure por ‘restaurante’. O resultado da pesquisa mostrará as opções próximas, incluindo avaliações e telefones.

As pessoas podem encontrar não só restaurantes, mas bares, supermercados, pet shops, entre outros tipos de negócio que estejam próximos, facilitando a busca por determinado serviço. Além disso, as opiniões sobre o estabelecimento também ajudam na hora de fazer a escolha.

Veja abaixo como configurar a localização da empresa na página do Google e outras maneiras de aplicar o SEO Local em seu negócio.     

Como dar visibilidade ao meu negócio?

O primeiro passo é definir como a empresa pretende atuar na internet. A venda online costuma ser um dos principais interesses, mas vamos começar aos poucos. Confira!

Abra uma conta no Google Meu Negócio para sua empresa

Na plataforma, o dono do negócio pode informar o local onde sua empresa está localizada, registrar o horário de atendimento, incluir telefones, fotos dos seus produtos e publicar conteúdos gerais sobre o seu trabalho. Caso tenha algum site ou blog, também é possível adicioná-lo ao cadastro.

Os negócios que configuram essas informações na página do Google reforçam a presença no comércio local, contribuindo para que vizinhos e moradores que estejam perto cheguem até a empresa e conheçam os seus produtos.

O Google Meu Negócio permite acompanhar as impressões que o seu negócio teve em relação às pesquisas, ligações realizadas e visitas no site. Ou seja, as impressões que apenas o perfil do seu negócio teve no Google.

Após a validação do cadastro do seu negócio no Google, ele aparecerá tanto na página de buscas comum, como no Google Maps. Caso alguém esteja próximo de você e precise dos serviços, as chances de encontrá-lo pelo GPS serão maiores.

Tenha perfis nas redes sociais

Assim como o Google Meu Negócio pode ajudar no SEO Local, as redes sociais permitem ter páginas corporativas para apresentar produtos e serviços. Por isso, use os perfis para aproximar-se dos clientes. No Facebook e no Instagram, informe o seu endereço, horário de atendimento e outras informações.

Nas redes sociais, a publicação de conteúdos precisa ser feita com certa regularidade. Busque informar sobre novidades do seu estabelecimento, incluindo promoções e novos produtos. Não deixe de interagir com os seguidores e tire dúvidas sobre os produtos oferecidos.

Pense na produção de conteúdo a longo prazo

Conforme a empresa esteja tendo uma boa visibilidade online, abra um blog ou intensifique a publicação de conteúdos nas redes sociais. Separe um tempo para escrever textos ou postar vídeos sobre o seu trabalho e atrair ainda mais interessados.

A produção de conteúdo é uma forma de desenvolver autoridade sobre o assunto na internet e ajudar no crescimento do volume de buscas orgânicas, além de auxiliar nas ações de SEO Local.

Fique atento à avaliação da sua empresa!

No Google Meu Negócio, Facebook e Instagram, existe a possibilidade de avaliar e comentar sobre o atendimento e a experiência com a empresa. Essa função pode ser ótima para destacar o seu trabalho, mas é necessário ficar atento aos comentários ruins.

Em suma, procure proporcionar um bom atendimento e a qualidade dos seus produtos. Dessa forma, o número de comentários e avaliações com menores notas será menor. Caso ocorra uma situação desagrádavel, tente entrar em contato com o cliente e resolver o problema.

Nas redes sociais, procure responder os usuários que comentaram publicações ou enviaram mensagens sempre que puder para melhorar a experiência do cliente. Quando fechar uma venda ou fazer uma entrega, peça que o cliente avalie o seu negócio nas redes sociais e no Google.

Com esses métodos, você pode garantir uma boa visibilidade para o seu negócio na internet e atrair mais clientes para sua empresa.

Já utilizou algumas técnicas de SEO Local em seu negócio? Comente abaixo!

Next Post

Como Fazer Crm Digital para Gerar Leads

CRM Digital | Você já parou para pensar sobre os aspectos que envolvem a gestão do seu negócio? São várias atividades que você desempenha durante um dia de trabalho, em muitas áreas diferentes. Todas demandam sua atenção e cuidado, em especial a captação e gerenciamento dos seus clientes. E com […]
crm digital