Social Listening: Melhorar a imagem da marca e o relacionamento com o público são metas que devem compor o planejamento de todos os empreendimentos, visto que são determinantes para o sucesso e alcance de novos consumidores. Para isso, diversas ações podem ser aplicadas e, cada vez mais, entender o social listening o que é se torna determinante.
Isso porque a técnica permite colher os feedbacks, bem como compilar os pontos positivos que ajudam no fortalecimento do negócio. Confira mais acerca desta técnica no artigo a seguir.
O que é Social Listening?

Social Listening consiste em um conjunto de ações para monitorar o que o público diz a respeito da marca.
Para isso, tópicos e menções que utilizam palavras-chave que sejam relevantes para o branding da marca (gestão de estratégias) podem ser monitorados, bem como o próprio nome, visando torná-la mais positiva no imaginário das pessoas já que melhorias podem ser implementadas.
Contudo, o conceito de Social Listening vai muito além do que fazer um monitoramento sobre o que falam a respeito da marca.
Isso porque, com esta técnica é possível encontrar novas maneiras de interagir com público nas redes sociais e mídias diversas, criando uma relação cliente-empresa muito benéfica para ambas as partes.
Para que tais efeitos sejam sentidos, a estratégia de Social Listening exige muito empenho, já que a equipe que cuida do Marketing Digital da marca deve estar atenta não apenas ao que as pessoas dizem, mas também aos feedbacks, conversas em fóruns e outros detalhes que tenham relevância para o negócio e possam impactar em sua imagem.
Monitoramento de redes sociais vs. Social Listening
O Social Listening visa a escutar e dar respostas para as pessoas e o monitoramento das redes é basicamente cuidar da página, ver comentários, notificações, além da alimentação com os conteúdos. Os conceitos podem ser parecidos, mas possuem suas diferenças.
O monitoramento das redes é apenas uma parte do Social Listening que visa a coleta de dados e informações importantes, além de oferecer soluções para as pessoas que interagem com a marca.
Entretanto, o Social Listening vai muito além disto, já que tem como meta enxergar tudo a respeito da marca, dar atenção a todos os feedbacks (positivos e negativos, sejam diretamente sobre a empresa ou produto), além de aprender mais sobre o comportamento do público.
As análises e coletas ajudam, por exemplo, a elaborar anúncios pagos mais atrativos no Instagram Ads, ferramenta que pode ajudar a dar mais destaque aos produtos e serviços da empresa, chamando a atenção do público-alvo e alcançando novos potenciais clientes.
Como colocar o Social Listening em prática?
Para conseguir bons resultados com esta estratégia, é necessário seguir alguns passos, como:
-
Monitoramento
Foque não apenas no que o público fala sobre a marca, mas no que ele faz. Ouça o que os clientes dizem e faça o monitoramento das ações que eles executam.
Achamos que poderia gostar: Qual a porcentagem de um CTR Google indicado?
O processo pode ser feito com técnicas mais específicas e que precisam ser pensadas conforme a necessidade, inclusive, algumas ferramentas direcionadas para esta atividade contribuem muito para a coleta e análise das menções, por exemplo, como Audiense, Google Trends, Mention, entre outras.
Independentemente da ferramenta ou das metodologias usadas, é fundamental monitorar as seguintes áreas:
- Perfil da marca nas redes sociais;
- Variações de palavras-chave;
- Hashtags da marca;
- Nomes de campanhas e tópicos relacionados a marca;
- Coleções de produtos e o nomes de cada item.
Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser monitorado para gerar resultados para empresa e assim investir em melhorias.
-
Ouvir
Faça a separação do que é “barulho” nas redes, o que precisa ser gerenciado, e o que é realmente importante e impacta na experiência dos clientes, possibilitando chegar na porcentagem dos clientes e suas opiniões – o que realmente importa para as estratégias e implementação de processos/melhorias.
A separação das informações é essencial para conseguir um crescimento expressivo da sua marca.
-
Interpretação dos dados
Após ter todos os dados, os profissionais devem verificar o que o público diz sobre a empresa e, assim, explorar as principais tendências que ajudam a criar uma relação próxima com os clientes.
Este processo de análise das informações é tão importante quanto saber como funciona o Facebook Ads, uma plataforma versátil que auxilia os profissionais na elaboração de campanhas pagas e segmentação do público.
-
Transformação e definição das estratégias
Com as análises feitas, a equipe de marketing pode definir quais serão as estratégias, conteúdos e ações.
Algumas das soluções que ajudam nos resultados consistem em melhorar o suporte ao cliente, criar experiências de vendas agradáveis, responder o público de forma estratégica, construir uma relação com transparência e honestidade, reinventar produtos e serviços, entre outras.
Vantagens do Social Listening
Existem muitas vantagens que o Social Listening pode oferecer ao aplicá-lo entre as estratégias para a sua marca, pois a dedicação em analisar o que o público-alvo fala da empresa cria oportunidades de:
- Saber qual a visão e o que pensam da marca;
- Conhecer as tendências do mercado;
- Criar campanhas que ajudam no engajamento;
- Trazer melhorias para os produtos e processos;
- Atender as expectativas dos clientes de melhor forma;
- Identificar influenciadores para a marca e parcerias;
- Desenvolver e entregar conteúdos mais direcionados e efetivos;
- Oferecer soluções mais claras e atrativas para a persona;
- Proporcionar uma experiência diferenciada para o público.
Com muitos benefícios, investir no Social Listening para a sua empresa é o modo de conseguir ter mais credibilidade na área de atuação, conquistar clientes e ter muito sucesso.
Deste modo, apostar nas estratégias de Social Listening é tão relevante quanto como anunciar no Google Ads para um negócio e seu desenvolvimento, visto que permitem o uso de técnicas fundamentais para potencializar o marketing do negócio e se tornar uma referência no mercado.