Social Listening: o que é e como usar nas redes sociais

Gabrielle Gomes

Social Listening: Melhorar a imagem da marca e o relacionamento com o público são metas que devem compor o planejamento de todos os empreendimentos, visto que são determinantes para o sucesso e alcance de novos consumidores. Para isso, diversas ações podem ser aplicadas e, cada vez mais, entender o social listening o que é se torna determinante.

Isso porque a técnica permite colher os feedbacks, bem como compilar os pontos positivos que ajudam no fortalecimento do negócio. Confira mais acerca desta técnica no artigo a seguir.

O que é Social Listening?

O que é Social Listening
O que é Social Listening

Social Listening consiste em um conjunto de ações para monitorar o que o público diz a respeito da marca.

Para isso, tópicos e menções que utilizam palavras-chave que sejam relevantes para o branding da marca (gestão de estratégias) podem ser monitorados, bem como o próprio nome, visando torná-la mais positiva no imaginário das pessoas já que melhorias podem ser implementadas.

Contudo, o conceito de Social Listening vai muito além do que fazer um monitoramento sobre o que falam a respeito da marca. 

Isso porque, com esta técnica é possível encontrar novas maneiras de interagir com público nas redes sociais e mídias diversas, criando uma relação cliente-empresa muito benéfica para ambas as partes.

Para que tais efeitos sejam sentidos, a estratégia de Social Listening exige muito empenho, já que a equipe que cuida do Marketing Digital da marca deve estar atenta não apenas ao que as pessoas dizem, mas também aos feedbacks, conversas em fóruns e outros detalhes que tenham relevância para o negócio e possam impactar em sua imagem.

Monitoramento de redes sociais vs. Social Listening

O Social Listening visa a escutar e dar respostas para as pessoas e o monitoramento das redes é basicamente cuidar da página, ver comentários, notificações, além da alimentação com os conteúdos. Os conceitos podem ser parecidos, mas possuem suas diferenças.

O monitoramento das redes é apenas uma parte do Social Listening que visa a coleta de dados e informações importantes, além de oferecer soluções para as pessoas que interagem com a marca.

Entretanto, o Social Listening vai muito além disto, já que tem como meta enxergar tudo a respeito da marca, dar atenção a todos os feedbacks (positivos e negativos, sejam diretamente sobre a empresa ou produto), além de aprender mais sobre o comportamento do público.

As análises e coletas ajudam, por exemplo, a elaborar anúncios pagos mais atrativos no Instagram Ads, ferramenta que pode ajudar a dar mais destaque aos produtos e serviços da empresa, chamando a atenção do público-alvo e alcançando novos potenciais clientes.

Como colocar o Social Listening em prática?

Para conseguir bons resultados com esta estratégia, é necessário seguir alguns passos, como:

  1. Monitoramento

Foque não apenas no que o público fala sobre a marca, mas no que ele faz. Ouça o que os clientes dizem e faça o monitoramento das ações que eles executam. 

Achamos que poderia gostar: Qual a porcentagem de um CTR Google indicado?

O processo pode ser feito com técnicas mais específicas e que precisam ser pensadas conforme a necessidade, inclusive,  algumas ferramentas direcionadas para esta atividade contribuem muito para a coleta e análise das menções, por exemplo, como Audiense, Google Trends, Mention, entre outras.

Independentemente da ferramenta ou das metodologias usadas, é fundamental monitorar as seguintes áreas:

  • Perfil da marca nas redes sociais;
  • Variações de palavras-chave;
  • Hashtags da marca;
  • Nomes de campanhas e tópicos relacionados a marca;
  • Coleções de produtos e o nomes de cada item.

Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser monitorado para gerar resultados para empresa e assim investir em melhorias.

  1. Ouvir

Faça a separação do que é “barulho” nas redes, o que precisa ser gerenciado, e o que é realmente importante e impacta na experiência dos clientes, possibilitando chegar na porcentagem dos clientes e suas opiniões – o que realmente importa para as estratégias e implementação de processos/melhorias. 

A separação das informações é essencial para conseguir um crescimento expressivo da sua marca.

  1. Interpretação dos dados

Após ter todos os dados, os profissionais devem verificar o que o público diz sobre a empresa e, assim, explorar as principais tendências que ajudam a criar uma relação próxima com os clientes.

Este processo de análise das informações é tão importante quanto saber como funciona o Facebook Ads, uma plataforma versátil que auxilia os profissionais na elaboração de campanhas pagas e segmentação do público.

  1. Transformação e definição das estratégias

Com as análises feitas, a equipe de marketing pode definir quais serão as estratégias, conteúdos e ações. 

Algumas das soluções que ajudam nos resultados consistem em melhorar o suporte ao cliente, criar experiências de vendas agradáveis, responder o público de forma estratégica, construir uma relação com transparência e honestidade, reinventar produtos e serviços, entre outras.

Vantagens do Social Listening

Existem muitas vantagens que o Social Listening pode oferecer ao aplicá-lo entre as estratégias para a sua marca, pois a dedicação em analisar o que o público-alvo fala da empresa cria oportunidades de:

  • Saber qual a visão e o que pensam da marca;
  • Conhecer as tendências do mercado;
  • Criar campanhas que ajudam no engajamento;
  • Trazer melhorias para os produtos e processos;
  • Atender as expectativas dos clientes de melhor forma;
  • Identificar influenciadores para a marca e parcerias;
  • Desenvolver e entregar conteúdos mais direcionados e efetivos;
  • Oferecer soluções mais claras e atrativas para a persona;
  • Proporcionar uma experiência diferenciada para o público.

Com muitos benefícios, investir no Social Listening para a sua empresa é o modo de conseguir ter mais credibilidade na área de atuação, conquistar clientes e ter muito sucesso.

Deste modo, apostar nas estratégias de Social Listening é tão relevante quanto como anunciar no Google Ads para um negócio e seu desenvolvimento, visto que permitem o uso de técnicas fundamentais para potencializar o marketing do negócio e se tornar uma referência no mercado.

Next Post

Dicas de como ajustar roupas largas

Está andando no shopping e de repente você vê em uma vitrine uma roupa perfeita, porém não tem o caimento perfeito. Neste artigo vamos dar dicas de como ajustar roupas largas. Você entra na loja cheio de expectativas para encontrar aquele modelo de roupa no tamanho ideal para você. Mas […]
como ajustar roupas largas