Veja por que a gastronomia nacional é reconhecida por sua diversidade e seus sabores únicos
Uma das maneiras de conhecer melhor um lugar é desfrutar dos seus sabores típicos. A culinária regional fala muito sobre a cultura e a história de uma população e é uma oportunidade incrível de provar sabores únicos!
No Brasil, os hábitos alimentares mudam muito de acordo com a região. Embora o arroz e o feijão sigam sendo uma grande referência nacional, dentro de um mesmo estado pode haver variações sensíveis entre o litoral e o interior, por exemplo.
O Brasil é referência por reunir as culinárias de vários povos em um só território. Por isso, veja mais detalhes sobre as variações gastronômicas nacionais, como o famoso açaí tradicional.
Norte
A região norte é a que mais concentra populações indígenas de diferentes etnias. Por isso, a gastronomia dessa área é bastante marcada por ingredientes e pratos relacionados a essa cultura.
Além do açaí, fruto típico da palmeira amazônica, outros alimentos muito populares do norte são tacacá, pato no tucupi, maniçoba, jambu, cupuaçu e peixes de água doce.
Nordeste
O Nordeste é uma região bastante famosa por sua gastronomia variada e influenciada pelas culturas indígena, africana e portuguesa. A gastronomia baiana se destaca, com sabores únicos herdados de diferentes culturas africanas, como acarajé, vatapá e dendê, ingrediente que dá um toque especial à famosa moqueca baiana.
Outros pratos bastante populares em outros estados nordestinos são baião de dois, sarapatel, feijão-fradinho, carne de sol e diferentes frutos do mar. O Nordeste também é famoso por apostar na pimenta em vários de seus pratos mais típicos.
Centro-Oeste
Já a gastronomia do Centro-Oeste tem forte presença das culturas sertaneja e indígena. O bioma do Cerrado produz frutos únicos encontrados somente nessa região, como o pequi, muito presente em pratos salgados e doces.
Nessa região, a carne de sol também é frequente, além da carne de jacaré, a galinhada e a sopa paraguaia. A mandioca é outro alimento que se destaca na culinária local.
Sudeste
O Sudeste é uma região brasileira bastante marcada pela imigração, com destaque para portugueses e italianos. Em São Paulo, os japoneses também têm destaque e marcam presença.
Por isso, a cidade é conhecida por oferecer ótimos restaurantes japoneses, com rodízios de diferentes estilos (desde os que inserem ingredientes como pepino, manga e cream cheese até aqueles mais tradicionais, cujos pratos reúnem exclusivamente ingredientes tradicionais na culinária japonesa). Em São Paulo, a pizza e o pastel também são bastante famosos, além do virado à paulista e o cuscuz paulista.
Minas Gerais é considerado um dos maiores centros gastronômicos do país. Existem opções para todos os gostos nesse estado, pão de queijo recheado, tutu de feijão, carne de porco, polvilho, ambrosia e a famosa cachaça. No Espírito Santo, a moqueca capixaba também é referência.
Sul
Por fim, a região Sul é bastante marcada pela imigração europeia, com destaque para portugueses, italianos e alemães.
O barreado, o chimarrão e a polenta são algumas atrações gastronômicas famosas. Além disso, a erva-mate, o pinhão e o churrasco com carne bovina são bastante famosos.
Vale lembrar que o Brasil é uma nação de dimensões continentais e que reúne vários povos e culturas. Isso torna o país um verdadeiro caldeirão com uma grande variedade gastronômica, valorizando não só ingredientes locais, mas também técnicas tradicionais de preparo.
Se você é daqueles que adoram experimentar novos sabores, vale pesquisar antes de ir a um restaurante, especialmente se ele está em uma região diferente da culinária que oferece. É importante pesquisar a experiência do restaurante com os pratos oferecidos e se o menu busca seguir a tradição à risca ou se busca inovar e trazer ingredientes diferentes.