Afinal, Quanto Vale uma Empresa? Como podemos precificar uma corporação por completa?
Quando se trata de comprar ou vender um negócio, a pergunta mais importante que você precisa fazer é: quanto vale uma empresa?
Não existe uma fórmula única que possa ser usada para avaliar com precisão todas as empresas privadas. O vendedor vai querer aumentar o preço e os compradores em potencial vão querer o contrário.
Embora existam maneiras relativamente fáceis de avaliar certas partes do negócio, como estoque, ativos fixos (terreno, maquinário, equipamento etc.), muito provavelmente haverá um elemento intangível considerável no valor de um negócio.
Os elementos intangíveis incluem “boa vontade”, isso pode incluir marcas registradas e a reputação da empresa. Esses ativos são notoriamente difíceis de avaliar e, em muitos casos, se resumem ao interesse de um comprador potencial em adquirir o negócio em questão.
Ao examinar quanto vale uma empresa, há vários métodos de avaliação diferentes que são comumente usados, desde o uso de múltiplos de ganhos até o cálculo de quanto custaria para criar um negócio semelhante.
Neste guia, examinamos algumas das técnicas de avaliação mais comumente usadas e como outros fatores podem influenciar o valor de uma empresa em um determinado momento.
Leia conosco e aprenda a precificar sua empresa ou alguma que quer comprar. Descubra Quanto Vale uma Empresa.
Ganhos múltiplos
Frequentemente, múltiplos de ganhos são usados como método de avaliação de negócios. Este método seria adequado para empresas com um histórico financeiro estabelecido.
A relação Preço / Lucro (P/L) representa o valor do negócio dividido por seus lucros pós-impostos.
Essa equação é simples de calcular, no entanto, não existe um valor padrão de relação P/L que possa ser usado para avaliar todos os negócios.
Uma empresa de prestação de serviços, como uma desentupidora, terá um P/L provavelmente muito diferente do que uma loja de varejos localizada em um shopping center,
As empresas em certos setores, como alta tecnologia e TI, normalmente comandam uma relação P/L muito mais alta do que os negócios mais comuns, como uma agência imobiliária.
As empresas onde os lucros estão crescendo rapidamente também comandarão um múltiplo de ganhos mais alto do que as empresas onde o crescimento dos lucros é baixo. Ainda no exemplo de desentupidora, uma desentupidora local terá um P/L menor do que alguma que atenda em várias cidades ao mesmo tempo.
Assim como a Dezjato Desentupidora, que possui um P/L muito alto em relação a concorrência, devido a sua expansão ter acontecido justamente pelo ótimo serviço prestado aos seus clientes, e hoje estando em toda a região da grande São Paulo, sendo a maior do setor no local.
Os índices de P/L usados na imprensa financeira devem ser reduzidos significativamente ao avaliar uma pequena empresa.
Custo de entrada
Quanto vale uma empresa? Leve em conta o custo de entrada. Muito simples, este é o custo previsto para abrir um negócio semelhante ao que está sendo vendido. Isso incluiria o custo de desenvolver uma base de clientes e reputação, recrutamento e treinamento de pessoal, aquisição de ativos e desenvolvimento de produtos e serviços.
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Avaliação de ativos
Este método é mais apropriado para saber quanto vale uma empresa, em caso de corporações estabelecidas com um alto nível de ativos tangíveis, como empresas imobiliárias. A avaliação é feita calculando o valor realizável líquido de todos os ativos.
Fluxo de caixa descontado
Este método para saber quanto vale uma empresa usa uma estimativa do fluxo de caixa da corporação ao longo de um determinado período de tempo. O “valor terminal” da empresa também é calculado após o término desse período. O valor do fluxo de caixa previsto, mais o valor terminal, é então descontado, para fornecer uma avaliação atual do negócio.
Pode ser difícil estabelecer um valor terminal preciso, pois depende muito das estimativas de fluxo de caixa. Este método de avaliação pode ser usado quando uma empresa tem muito potencial, mas poucos ativos e pouco histórico financeiro para falar, por exemplo, um negócio online.
Realidade
Pode ser um clichê, mas um negócio só vale o que alguém está disposto a pagar por ele. Muitos proprietários de pequenas empresas crescem apegados aos seus negócios e frequentemente valorizam suas empresas em níveis mais elevados do que as características do setor determinam.
Se você está pensando seriamente em vender seu negócio, vale a pena ser realista sobre seu verdadeiro valor antes de colocá-lo à venda.
E, acima de tudo, certifique-se de pedir ao seu contador para ajudá-lo a chegar a uma avaliação realista, ou para responder a quaisquer perguntas que você possa ter ao lidar com um comprador potencial para o seu negócio.
Esperamos ter lhe ajudado a entender melhor quanto vale uma empresa!