Como Abrir um Salão de Beleza – 5 passos essenciais!

Gabrielle Gomes

Como abrir um salão de beleza? O que temos que ter em mente na hora de abrir um negócio como esse aqui no Brasil?

A primeira coisa sobre a qual você deve ter clareza é o conceito ou ideia que deseja transmitir ao seu centro de beleza.

Com isso, busque diferenciar seu ambiente de alguma forma, com alguma peculiaridade que vai fazer você se destacar do resto dos concorrentes. Pode ser a sua decoração, o seu compromisso com o meio ambiente em que são utilizados produtos ecológicos, etc.

No conteúdo de hoje, trouxemos algumas dicas essenciais de como abrir um salão de beleza, para que possamos lhe ajudar em um momento tão interessante como esse.

Como abrir um Salão de Beleza? Aqui estão 5 dicas práticas

Dicas de como abrir um salão de beleza
Dicas de como abrir um salão de beleza

1. Definição do conceito e imagem da marca

A primeira coisa sobre a qual você deve ter clareza é o conceito ou ideia que deseja transmitir ao salão de beleza. Ter o conceito ou filosofia do seu salão bem definido é o ponto de partida para levar o seu negócio ao sucesso.

Se ainda não tem certeza, pode tomar como referência as oportunidades detectadas na análise do setor. Assim, foque a abertura do seu salão, para os cuidados com a pele ou com o meio ambiente, por exemplo.

Como abrir um salão de beleza de sucesso? Crie sua marca, logotipo ou slogan. Isso é fundamental, você deve optar por uma marca ou slogan curto, fácil de lembrar e simples.

Existem muitas empresas que nomeiam suas marcas de forma muito tediosa que é difícil lembrar e torna difícil pesquisar no Google. Evite por todos os meios que isso aconteça com sua marca.

2. Estudo de mercado

É fundamental analisar o mercado, o local onde ficará o centro de beleza, a concorrência e o público- alvo ou público que irá visitar o seu salão. Este estudo o ajudará a tomar a decisão de que tipo de salão abrir.

Para fazer uma análise de mercado podemos analisar:

  • Localização: observe e analise qual é a concorrência existente na área onde ficará o seu salão, identifique se é um bairro mais central e com afluxo de pessoas ou, pelo contrário, é um bairro mais sossegado;
  • Alvo: considere se é um público-alvo com alto ou baixo poder aquisitivo, identifique seus interesses, hobbies e profissão;
  • Preços de mercado: quais taxas têm concorrência? Existem cabeleireiros baratos ou luxuosos na área?

3. Tipo de salão de beleza

Outro ponto essencial de como abrir um salão de beleza, é identificar o tipo de salão que deseja abrir. Uma vez bem definido o conceito ou elemento diferenciador do seu salão e efetuada a análise de mercado, é hora de decidir que tipo de salão é a melhor opção.

Esta decisão ficará mais clara para você, pois é baseada nos gostos e preferências de cada um. Se você é fã de cabelos, monte um salão para cabelo ou, por outro lado, se adora manicure, é claro que o que você quer montar é um centro de estética.

4. Marketing e promoção do seu novo salão

Como abrir um salão de beleza?
Marketing e promoção do seu novo salão

Como abrir um salão de beleza e obter real sucesso? Mesmo que você já tenha tudo instalado e funcionando, é fundamental divulgar o seu negócio. A chave para isso é o marketing e o Google, porque hoje, a presença online é uma necessidade básica para qualquer tipo de negócio.

5. Defina o seu método de gestão

Como último ponto e não menos importante, está a organização do salão. É essencial definir uma estrutura organizacional e um método em seu centro de beleza para que ele funcione adequadamente.

Mesmo que você tenha definido bem cada uma das etapas anteriores, se não organizar bem o seu salão, é mais provável que ele não seja bem sucedido.

Ter uma boa gestão de negócios é essencial para economizar tempo, melhorar a experiência do cliente, ganhar uma boa reputação, etc.

Você leu nossas dicas de como abrir um salão de beleza, certo? Agora coloque nossas dicas em prática e veja seu negócio lucrar como nem mesmo você imagina. E lembre-se: a organização é a maior e melhor chave para o sucesso. Até a próxima!

Next Post

Como começar a vender maquiagem? - 6 dicas práticas!

Como começar a vender maquiagem? Quais são as formas que possuíamos a disposição atualmente e que podem nos ajudar a manter uma renda extra ou até mesmo principal através da venda de cosméticos? Aqui no Brasil existem muitas marcas de cosméticos que trabalham com revendedoras, sendo essa uma das formas […]
Como começar a vender maquiagem?